Ler para aprender.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOLINA, Olga. Ler para aprender. São Paulo: EPU,1992.

Fichamento.

1. Lendo e aprendendo.
A proposta descrita a seguir foi concebida como um instrumento auxiliar na busca de uma escola mais igualitária, da qual os alunos, embora diferentes no momento do ingresso, teriam chances reais de saírem mais iguais, porque dotados de capacidades iguais de busca do saber. Esta seria, portanto, a metamais ampla do trabalho:
a) Melhorar a condição de leitor do próprio professor na medida da necessidade;
b) Retornar o livro didático à sua verdadeira condição de instrumento auxiliar do ensino, um texto a mais, ao lado de outros;
c) Mudar a relação professor-aluno, que deixaria de ser unilateral para se tornar uma ação compartilhada na busca do conhecimento, ainda que sem eliminar o papeldiretivo que cabe ao mestre.
Ela não é original no seu todo, representa uma amálgama de outros dois trabalhos: a técnica conhecida como SQ3R (Morgan e Deese, 1969) e as regras de leitura propostas por Adler e Van Doren (1974). Apesar disso, tem o mérito de procurar respostas para problemas que, se não são exclusivamente brasileiros, nem por isso afligem menos nossas escolas: o despreparo doprofessor, a baixa qualidade dos livros didáticos e o autoritarismo contido na relação professor-aluno.
A técnica SQ3R (Morgan e Deese, 1969) consiste em cinco etapas:
Survey....................................... levantamento
Question ................................... pergunta
Read ......................................... leitura
Recite ....................................... repetição
Review...................................... revisão
Não adianta mandar o aluno ler, se ele não conhece o vocabulário empregado, nem tem as habilidades de lidar com palavras desconhecidas, analisando-as em seus elementos constitutivos ou inferindo o significado a partir do contexto.
Para tornar mais gradual o ato de estudar um texto escrito, as cinco etapas da técnica SQ3R foram desdobradas em sete,numa combinação com as regras de boa leitura propostas por Adler e Van Doren (1974).
O que se deve fazer é oferecer ao aluno oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses e possibilidades, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento. Todo texto para estudo deveria, em princípio, ser ocasião de chegar até o estágio da reflexão crítica, caso contrário, o que se obterá será um alunoabarrotado de formações para as quais não encontra utilidade por si mesmo. Esta é uma posição que até os computadores poderão ultrapassar um dia e não parece justo condenar seres humanos inteligentes à mera condição de receptáculos de informações.
Em resumo, o plano de trabalho é dividido em etapas, o que o torna passível de uma certa abreviação, na medida em que algumas sejam eliminadas (porexemplo, pode ser desnecessário, em certos textos, recorrer ao dicionário). Esses passos ou etapas não devem, porém, ser encarados como independentes entre si ou mesmo intercambiáveis. Essa organização apresentada pela proposta se sustenta duplamente porque é constituída por uma sucessão de atos pedagogicamente defensáveis e, principalmente, porque as etapas são entrelaçadas por uma concepção deeducação cujo ideal é levar o aluno ao exercício independente do pensamento crítico e, para alcançar esse objetivo, todos são igualmente importantes.
A predisposição inclui, naturalmente, a organização de um horário para os estudos e o isolamento de um espaço físico adequado. Estas duas condições, entretanto, nem sempre estão disponíveis para os alunos de nossas escolas públicas. Mas estes obstáculospodem ser contornados ou, pelo menos, minimizados, quando o estudante preenche certas condições, das quais as mais importantes seriam:
a) Ter uma motivação real para aprender, o que depende, pelo menos em princípio, da importância atribuída ao assunto que deve ser estudado.
b) Ter competência no ato de estudar, isto é, o aluno deve dominar certas habilidades. Compete à escola desenvolver tais...
tracking img