Ler intensamente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do filme: Você não Conhece Jack
Este filme é baseado em uma história real e coloca em debate a questão da eutanásia. O filme se baseia na biografia do medico Jack Kervokian, que assistiu à 130 pacientes colocando definitivamente o tema eutanásia no cotidiano dos cidadãos dos estados unidos.
A historia se inicia com um pequeno debate de um medico patologista aposentado sobre a eutanásiaem outros países da Europa, em que foi legalizado a pratica da eutanásia. Jack faz uma critica dizendo que não se pode prolongar um sofrimento por mero prazer de outrem ou por motivos religiosos. Tendo em vista sempre a qualidade de vida Jack decide criar uma maquina para auxiliar que pacientes em estado terminal possa por si só por fim a vida e por conseguinte ao seu sofrimento.
Com o decorrerda historia Jack vai adquirindo adeptos que o ajuda na busca pela idéia de que as pessoas devem ter um mínimo de dignidade em sua morte, escolhendo a sua hora de parar a dor. Jack conta também com a ajuda de seu advogado Geoffrey Fieger que o ajuda nas questões relacionadas a legalidade alem de protegê-lo perante a corte Estadunidense.
Kervokian como já dito antes auxilia 130 pacientes em casosterminais, estes pacientes vão atrás de Jack e este procura saber os motivos para que tal ato seja consumado e agindo sobre uma ética ele só auxilia aqueles que realmente tem a necessidade da eutanásia, pessoas com baixa auto-estima é excluída do processo e lhe é oferecido outro tipo de auxilio.
Após dispensar seu advogado e começar a praticar ele mesmo a eutanásia Jack Kervokian é condenado aprisão onde passa vários anos sendo finalmente liberado em 2007.
Ao lidarmos com o tema eutanásia temos que cuidar de três aspectos ética, moral e qualidade de vida. Até que ponto a moral pode atingir a ética? e até que ponto é aceitável a ética retirar a possibilidade de uma melhor qualidade de vida de pacientes, mesmo que esta qualidade de vida signifique uma melhor qualidade de morte?
Aoanalisarmos a questão moral devemos perceber que essa se dá por características que vão alem do individuo, é um instrumento gerado a partir de subjetividades impregnadas no imaginário coletivo. A moral vem de dizer o que pode ser feito sem dano social e o que não pode ser feito, ajustando assim as pessoas as regras sociais. Vemos a moral em muitos meios da sociedade, vemos na religião, nas telenovelas etambém nas leis.
A ética parte da moral da sociedade para se estabelecer, porem vemos aqui uma inserção de idéias cientificas, na ética existe uma moral mais cientificista. Não podemos pensar em construir algum preceito sem passar antes por uma moral assim como também não podemos construir uma ciência sem ética. A ética é quem mantém estável o progresso cientifico sem ferir a dignidade humana ousem abusar dos mais diversos elementos da natureza. Com isso vemos que a cada carreira existe uma ética especifica, no caso da psicologia o que temos que levar em consideração é que é uma ciência que lida com gente e como tal deve tomar o máximo d cuidado possível para que não seja ferida a dignidade, temos o papel então de elevar as pessoas a um bem-estar proporcionando a melhor qualidade de vida.CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:
Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
Parágrafo único - A pena é duplicada:
Aumento de pena
I - se o crime é praticadopor motivo egoístico;
II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.
Infanticídio

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art 121. Matar alguem:
Pena - reclusão, de seis a vinte anos.
Caso de diminuição de pena
§ 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta...
tracking img