LER/DORT

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

SUMÁRIO 1
1.INTRODUÇÃO 2
2.Sintomas 3
3.Diagnóstico 5
4.Equipe profissional envolvida 6
5.Tratamento 8
6.Atuação do técnico de segurança do trabalho – epi´s e epc´s 9
6.1EPI / EPC 9
7.Referencias BIBLIOGRÁFICAS 11


1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos as Lesões por esforço repetitivo / Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) tem se apresentado como umdos maiores problemas no mundo do trabalho. Conhecida inicialmente como doença dos digitadores, hoje afetam trabalhadores das mais diversas categorias profissionais e poucos são aqueles que não correm o risco de desenvolvê-las, dada a realidade de empresas e a exposição dos trabalhadores a condições de trabalho precárias.
Cada vez mais profissionais das áreas de Segurança do Trabalho, Medicina,Psicologia e outros desenvolvem seus esforços no sentido de identificar as causas das lesões e elaborar processos preventivos capazes de minimizar ou evitar a ocorrência das mesmas.
No Brasil, a LER/DORT responde hoje pela grande maioria dos casos de afastamento dos trabalhadores de suas atividades, gerando problemas que vão desde a reposição de pessoal qualificado, passando por problemasfinanceiros e afetando a estrutura familiar e a vida social e psíquica do trabalhador.
Considerando que a vitima de acidentes apresenta sentimentos variados e que incluem a insegurança em relação ao futuro profissional, inconformismo devido a algumas limitações, incerteza diante da morosidade no processo terapêutico e de reabilitação e mesmo quadros de depressão e revolta, verifica-se que ostratamentos para portadores de LER/DORT vão além das intervenções médicos cirúrgicas, visando atender toda a dimensão psicossocial, possibilitando assim um maior conforto e compreensão referente à doença, ao tratamento, as possibilidades do desenvolvimento de um tratamento melhor e do preparo diante da reabilitação e principalmente da possibilidade de seqüelas e da convivência com as mesmas.
Assim sendo,buscamos verificar quais as doenças, seus sintomas, diagnostico e tratamento e as contribuições das equipes multidisciplinares para a atenção aos profissionais portadores de (LER/DORT), como esta atenção tem se estendido aos familiares e a sociedade e por fim quais as ações desenvolvidas para tratamento e no campo preventivo com o intuito de preparar os profissionais para evitar o surgimento dasdoenças.





2. Sintomas

Entendem-se como manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, do sistema músculo esquelética, e da falta de tempo para recuperação podendo acometer:
Tendões;
Sinovias;
Músculos;
Nervos;
Fácias;
Ligamentos de forma isolada ou associada.
Podendo proporcionar em alguns casos a degeneração dos tecidos, atingindo, principalmente os membrossuperiores, região escapular e pescoço, e geralmente com origem ocupacional, abrangem quadros clínicos caracterizados pela ocorrência de vários sintomas concomitantes:
Dor,
Parestesia, sensações cutâneas subjetivas (ex., frio, calor, formigamento, pressão etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato oupelo rompimento das terminações nervosas. [
Sensação de peso e de fadiga, série de males subjetivos intrínsecos que vão desde um estado genérico de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço[.
As tenossinovites, sinovites,compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não, sendo comum a ocorrência associada com quadros mais inespecíficos como a síndrome miofascial, frequentemente causando a incapacidade laboral temporária ou permanente.
As queixas mais comuns entre trabalhadores são a dor localizada, irradiada ou generalizada, desconforto, fadiga e sensação de peso. Muitos relatam formigamento, dormência,...
tracking img