Ler/dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
________________________________________
O objetivo do presente trabalho é trazer informações relacionadas ao esforço físico do trabalhador e esportistas. Auxiliar na identificação de um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores do (LER/DORT) lesão por esforço repetitivo/Distúrbio osteomuscular. Conscientizar e ser prudente com os movimentos repetitivos eviver bem. O que é LER/DORT
________________________________________

LER é a abreviatura de lesão por esforço repetitivo, Tais como digitar, tocar piano, fazer crochê, dirigir caminhão, praticas de esporte e etc.

LER não é um diagnostico e uma causa, o LER é um conjunto de doenças, ou seja, é uma síndrome relacionada ao trabalho, apresentando um grupo de sinais e sintomas que podeacometer articulações, tendões, músculos, nervos ou vasos, atingindo principalmente dedos, mãos, punhos, antebraços, cotovelos, braços ombros e pescoço,

LER é o nome de quaisquer doenças causadas por movimentos repetitivos, DORT trata também de uma sigla (Distúrbio osteomuscular), DORT e o nome dado às doenças que foi causada pelo trabalho, não é diagnostico é uma causa.
O LER também e conhecidopor L.T.C. (Lesão por trauma cumulativo).

Principais vitimam
As principais vitimam, são bancários, digitadores, publicitários, cabelereiros, jornalistas, motoristas, esportistas, artesão, cozinheiros, auxiliar de cozinha, serviço gerais de limpeza e arquivistas todos aqueles que fazem uso de atividades repetitivas e continuas.
Foi observado ainda que tem tido maior incidência da LER/DORT empessoas do sexo feminino e ainda trabalhadores com dupla jornada de trabalho ou ainda trabalho e estudo.

Fatores de risco
Alguns fatores de risco são tidos como principais causas, tais como Posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável, posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações, atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores. Posturafixa por tempo prolongado, jornada de trabalho prolongada, tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes, atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes, tempo insuficientes para realizar determinado trabalho com as mãos, ritmo intenso de trabalho, metas de produção crescente e pré-estabelecidas, pressão dochefe sobre o empregado, repetição do mesmo padrão de movimento, jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos, compressão mecânica das estruturas dos membros superiores, desconhecimento do trabalhador e ou empregador sobre o assunto.
E com grandes possibilidades, ainda que associada aos fatores de risco acima citado haja uma predisposição genética do trabalhador, ou seja, uma propriedadehereditária do individuo que facilite o aparecimento do LER/DORT.

Doenças decorrente do LER/DORT

As mais comuns são tendinites, síndrome do túnel do carpo, bursites, dedo em gatilho, mialgias, cisto sinovial dentre outras.

Sintomas do LER/DORT
Dentre os sintomas das LER/DORT, o mais frequente é a dor, que surge lentamente nas partes afetada e com o tempo se torna cada vez mais contínua eintensa, de modo a afetar a produtividade a qualidade de vida do trabalhador. São classificadas em vários estágios,
1°estagio: Surge uma sensação de desconforto no membro afetado. Alguma dor não muito forte poderá surgir eventualmente durante a execução de trabalhos embora não represente impossibilidade para continuação das atividades.
2° estagio: Aqui a dor será mais frequente e intensa, masainda será tolerável, permitindo a realização das tarefas, embora atrapalhe o desempenho quando um maior esforço for exigido. Poderão ocorrer também formigamentos e leve perda de sensibilidade, além de perceber nódulos no local atingido.
3° estagio: Neste estágio a dor será mais forte e persistente, podendo perceber o local de onde se origina e não cessará completamente com o repouso. A força do...
tracking img