Leques aluviais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sedimentologia

























16 de novembro de 2011



Leques aluviais



São uma expressão de processos deposicionais e erosivos que ocorrem entreuma área elevada de alta declividade e o sopé desta que se constitui em área ampla e de baixa declividade. A área elevada, sejam montanhas ou planaltos com escarpamentos, é o setor de oferta desedimentos e água. A ação das correntes fluviais se expressa mais eficientemente nos momentos de chuva ou de derretimento de neve e/ou gelo. A água tem sua capacidade ampliada pela atração gravitacionalnaquelas situações de desníveis entre as altas encostas e o sopé.

A água com a carga sólida tem neste transporte um poder erosivo excepcional que ajuda a remover o que estiver disponível naárea fonte. Há um aumento de poder erosivo e destrutivo que não cessa ao chegar ao sopé onde sua energia vai ser usada na redistribuição dos depósitos de várias idades. Assim os depósitos dos leques sãocontinuamente erodidos e redepositados com a mudança dos canais fluviais.

O padrão de canais da área fonte dependerá das litologias, estruturas geológicas e declividade, e poderá serparalelo, peniforme, subdendrítico. Na área do leque o padrão dominante é o entrelaçado. Este padrão revela a alta movimentação dos canais, podendo mudar a cada inundação ou se dividir em vários canais paralogo após reunir-se.

Freqüentemente os leques têm declividades de 1º, 2º até 5º, confundindo-se muitas vezes, quer em planícies quer em planaltos, com planos aluviais de outras origens, oucom outros depósitos sedimentares. Os rios que os formam e os atravessam são em geral, rios torrenciais que produzem no plano dos leques, inundações catastróficas. Estas inundações, os processosgeradores dos leques e a situação no sopé de elevações, estas com grande potencial para oferecer águas e sedimentos, tornam os leques aluviais áreas de elevado risco para as populações e as edificações...
tracking img