Leptospirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leptospirose

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos ecães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Agente Etiológico: Bactéria helicoidal espiroqueta aeróbia obrigatória do gênero Leptospira do qual se conhece atualmente 14 espéciespatogênicas, sendo a mais importante a L. interrogam.

Maneira de Transmissão: Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presentes em esgotos e bueiros, mistura-se a enxurradas e alama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A leptospirose penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ouarranhão. Na época de seca, oferecem riscos a saúde humana, o contato com água ou lama de esgoto, lagos ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com essesambientes. As principais espécies causadoras da leptospirose são:
Ratazana, rato do telhado e camundongo.
sintomas: Os sintomas mais freqüentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe.Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer icterícia. Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusiveinternação hospitalar. Os primeiros sintomas podem aparecer de 1 a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece de 7 a 14 dias após o contato. Se houver contato com a água oulama de enchente, ou ingestão de alimentos contaminados, é importante ficar atento ao aparecimento de sintomas por pelo menos 40 dias, prazo máximo para o surgimento de sinais da doença. Aoidentificar os sintomas da leptospirose deve-se procurar atendimento médico imediato. Não se automedique apenas o médico pode diagnosticar a doença e indicar o tratamento adequado.

Tratamento: Na fase...
tracking img