Leptospirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leptospirose
É uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria. Ela morre facilmente no meio ambiente seco e pela ação de desinfetantes comuns.
“Reservatórios” são animais que sãotransmissores que mantém a bactéria nos rins e a eliminam para o meio ambiente. Principais reservatórios domésticos são os suínos, bovinos e cães. Os ratos geralmente são reservatórios permanentes, e quandohá enchente eles são obrigados a abandonar suas tocas, indo para as residências. Entre os silvestres, gambás, raposas, morcegos, preás, etc. A partir de águas de córregos ou paradas, a bactéria podepenetrar na pele com lesões. Essas mesmas águas, não tratadas, se bebidas ou através de alimentos ingeridos contaminados por urina de rato, podem causar a doença. Também pode haver contaminação diretapor contato com a urina de animais doentes ou portadores. Normalmente sem medicação, mais de 75% dos animais doentes morrem. Animais vacinados também podem, infelizmente, pegar a doença, porém a pegammais suave. Isto ocorre porque as vacinas disponíveis no mercado só protegem seu animal contra dois sorotipos, e a contaminação poderá ter sido por outro sorotipo. A forma aguda tem início súbito comvômitos, diarréia, febre, o animal fica abatido e quieto, e não come nada. Também pode ter dor de barriga. A temperatura nos primeiros dois a três dias normalmente está acima dos 41º. Entre o quarto e odécimo dia a temperatura cai. Se o animal conseguir vencer a fase aguda e resistir nos primeiros 15 dias, passara a convalescência, que pode durar de 15 a 30 dias.Sintomas no humano
Pode variar, desde casos leves quase sem sintomas, até outros com dor de cabeça, febre, vômitos, mal estar geral, conjuntivite, “manchas escuras “na pele, às vezes icterícia “peleamarelada”, meningite, encefalite, e casos que podem chegar até a morte.
Prevenção
1- Tratar os animais doentes, para não disseminar a doença ainda mais. Combater...
tracking img