Leptospirose animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEPTOSPIROSE ANIMAL

Conceito: Doença bacteriana aguda ou crônica de grande polimorfismo clínico que acomete todos os mamíferos, principalmente bovinos, suínos, caninos e humanos. Importância: Aspectos econômicos (diminuição dos índices reprodutivos); Transtornos reprodutivos: abortos, natimortos, fetos mumificados, nascimento de produtos fracos; Baixa na produção de leite, já que este pode terpresença de sangue; Letalidade em animais jovens de até 60%; È uma zoonose (problema de saúde pública). Etiologia: Gênero: Leptospira Espécie: interrogans, mais de 250 sorovares, dividos em 23 sorogrupos. biflexa, não causa doença. Características gerais da Leptospira: As Leptospiras são móveis, espiraladas e em forma de gancho. São aeróbias, e seu crescimento ótimo é de 28º a 30º C e em pHneutro a alcalino (7,2 a 7,4). São resistentes a agentes físicos e químicos. São sensíveis a desinfetantes comuns. Relativamente resistentes ao frio até 7º C. Morrem rapidamente sob o calor de 76º C a 96º C, de 10-15 min a 50º C. Morrem a dessecação em 1,5-16 horas sob o sol e a sombra, em 8 a 20 dias. Morrem em 5 min por ação de: - HCl a 2% - fenóis a 0,5% - formalina 0,25% - CaCl² a 0,025% O sucogástrico é bactericida de 5 a 10 min. Na urina ácida morrem rapidamente, na urina neutra ou alcalina, até 24 horas. No leite sobrevivem pouco, pois este possui enzimas capazes de digerir a Leptospira. Na água sobrevivem até 3 semanas.

Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Software Company,2005-2008 For Evaluation Only.

Sorovares que mais afetam: - bovinos brasileiros: pomona,icterohaemorrhagie, grippotyphosa, canicola, hardjo e wolffi. - cães brasileiros: pomona, icterohaemorrhagie, canicola e bratislava. - suínos brasileiros: pomona, icterohaemorrhagie, canicola e tarassovi. - roedores brasileiros: icterohaemorrhagie. Sorovares de leptospiras predominantes em exames sorológicos de bubalinos, ovinos, caprinos, eqüinos, suínos e cães de diversos estados brasileiros. Os sorovaresenvolvidos na leptospirose animal podem ser os mesmos da leptospirose humana. Cada sorovar tem o seu hospedeiro preferencial, porém uma espécie animal pode albergar um ou mais sorovares. Epidemiologia: Ciclo de Transmissão:

Animais afetados

Leptospiúria (fase de eliminação pela urina)

Homem e animais susceptíveis.

Contaminação água e solo

Pele e mucosa (podendo estar

Mecanismosde transmissão: - fonte de infecção: animais infectados (bovino, rato, cachorro, suíno). Evidência do cão como reservatório da leptospirose humana: isolamento de um sorovar, caracterização molecular e utilização em inquérito sorológico. - vias de eliminação: urina e sêmen.

Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Software Company,2005-2008 For Evaluation Only.

- vias de transmissão:água, pastagem, fômites contaminados e sêmen. - porta de entrada: mucosas e pele em geral. Riscos: - monta natural; - inseminação artificial com touro de repasse; - receptoras de embriões; - ingestão de água contaminada; - animais infectados, se não tratados, tornam-se fonte de infecção por anos, talvez a vida toda; - animais após aparente recuperação, já que o mesmo pode ser portador por até trêsmeses, mesmo sob tratamento. - Rattus novergicus: rato transmissor, principal transmissor urbano. Roedores inventariados em hospital veterinário e fragmento de mata nativa da Zona da Mata de Minas Gerais, Brasil: caracterização populacional e infecção por Leptospira sp. Fatores que afetam a susceptibilidade: - animais de todas as idades; - terrenos úmidos, águas estagnadas; - não há diferença de raça,sexo ou estação de ano; - aumento da densidade de animais em um determinado local facilitando a difusão da doença. Estudo epidemiológico da leptospirose bovina e humana na Amazônia oriental brasileira. Patogenia: Penetração do agente ocorre através de pele lesada e mucosa, podendo também penetrar por pele íntegra, desde que tenha ficado imersa em água por longo período (dilatação dos poros),...
tracking img