Leptna

6324 palavras 26 páginas
Leptina

O HORMÔNIO DA OBESIDADE

Tem gente que, mesmo vivendo sob dieta, está sempre gordo; outros, comem muito, mas nunca engordam
(dizem que são "magros de ruim"). A obesidade, entretanto, é um mal que afeta grande parte da população e é diretamente responsável por várias doenças fatais.

Gordura acumulada é reserva de energia ?

Gordura corporal em excesso pode agir como um veneno, liberando substâncias que contribuem para a diabetes, doença cardíaca, hipertensão, derrame e outras doenças, incluindo alguns tipos de câncer. A obesidade e duas doenças ligadas a ela, doença cardíaca e hipertensão, estão na lista da Organização Mundial de Saúde entre as 10 maiores doenças de risco para a saúde global

O tecido adiposo é a nossa reserva de energia. Ele fornece “combustível” para que o músculo possa se contrair, utilizando a gordura liberada pelo tecido adiposo. É o que chamamos de “queima de gordura”, ou em linguagem médica o gasto energético. A comunidade médica que lida com o problema do excesso de peso está muito interessada em que haja maior gasto energético para propiciar maior “queima” de gordura. O esquema é bastante simples: quanto mais gastarmos energia acumulada e diminuirmos a ingestão de calorias, maior será a perda ponderal.
Existem medicamentos que aumentam o gasto energético, mas com alguns efeitos colaterais inconvenientes. A ciência tem procurado descobrir medicamento que seja bastante eficiente no aumento do gasto energético, mas que não atrapalhe os outros sistemas ou órgãos. Esses produtos (em estudo) são muito semelhantes aos hormônios da glândula tiroide e já estão sendo empregados em pesquisas com pacientes.

ADIPONECTINA
Uma das moléculas mais importantes fabricadas pelas células adiposas é um hormônio chamado de adiponectina, que faz com que o corpo se torne mais sensível a insulina. Quando a pessoa se torna obesa, suas células gordurosas fabricam menos adiponectina, o porque disto ainda não está claro. Baixos

Relacionados