Leonardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefa1: Palavras de Leonardo da Vinci
 

Leonardo da Vinci é visto como o ‘homem da Renascença’ arquetípico: pintor, botânico, matemático, escultor, engenheiro, geômetra, cientista-artista,artista-cientista, ambidestro. Leonardo nasceu em 1452, perto de Vinci, na Toscana, filho ilegítimo de uma aldeã com um tabelião, e viveu primeiramente em Florença, onde estudou com Andrea Verrocchio. Maistarde, mudou-se para Milão, onde tornou-se conhecido. O auge de sua carreira coincidiu com as alianças entre Cesar Borgia e o rei francês Luís XII, quando recebeu o título de engenheiro-geral de todaa Toscana. Em 1513, seguiu para Roma, onde viveu uma experiência curta, mas intensa. Retornou a Milão, viajou bastante e, por fim, estabeleceu-se na França, sob o reinado de Francisco I, por não ver"nenhum príncipe italiano a quem se dirigir, já que Rafael reina no Vaticano, Michelangelo em Florença e Ticiano em Veneza". Em 1516, instalou-se no Château de Amboise, onde morreu dois anos depois.Leonardo da Vinci recebeu grande reconhecimento em vida, e Michelangelo foi o único artista da época a compartilhar com ele essa glória. A pintura foi sua ‘arte central’, ao redor da qual suacompreensão do mundo e do homem melhor se expressava. Embora tenha produzido milhares de páginas contendo esboços, desenhos, anotações e esquemas das mais variadas armas de guerra, máquinas de voar,aquedutos, estudos anatômicos, de proporção, de botânica, de geometria, etc, seus escritos sobre a pintura são o ponto de partida e a essência de Leonardo da Vinci, e isso fica bem claro quando prestamosatenção a esta simples frase:
"O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais, chamadas ‘homem’ e ‘os trabalhos da mente do homem'."
De acordo com o texto, a renascença trouxe uma novaconcepção do ser humano, na verdade um bem-vindo humanismo, por um lado liberado das amarras teológicas que marcaram o período anterior, e por outro ainda não premido pelas noções cartesianas. A...
tracking img