Leonardo da vinc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo da Vinci







Aluno: Leonardo L. Alves
Turma : 018102b10
ESTETICA E HIST.DA ARTE ARQUITETURA
Professor: Tiago Mesquita
Leonardo da Vinci
Este primeiro comentário sobreLeonardo é baseado em um estudo sobre o livro Historia da Arte Italiana vol.II de Giulio Carlo Argan trata-se de vários manuscritos deixados por ele, geralmente emforma de notas nas margens de cadernos de desenho.
Através de suas notas Leonardo expressa sua fé na experimentação, o resultado da experimentação pura e simples , que é a única mestra verdadeira.Também deixa bem claro que para ele a pintura é uma ciência devido ao seu fundamento na perspectiva, matemática e na natureza, neste ponto Alberti concorda com Leonardo, porem seguem caminhostotalmente opostos , Leonardo repudia ou se opõe a Idea de Alberti que busca uma proporção ideal generalizando a figura humana, já Leonardo busca o individualismo de cada um, tornando assim cada pinturacom sua total naturalidade.E assim admite que nem tudo na natureza é belo e harmonico porem digno de ser representado como o natural.
Chama a atenção em suas notas a exatidão sobre a luz e a sombrae sobre a perspectiva aérea, a nota diz que sem uma distribuição correta da luz e a sombra não se chega a uma aparência de relevo na pintura.Tambem exalta o fato de as sombras projetadas pelo sol emuma superfície branca são azuis.
Leonardo com base na perspectiva aérea já tem uma idea de que as figuras ao se observar ao longe vão perdendo suas formas, clareza e nitidez, tal técnica queAlberti não domina muito bem.
Varias notas de Leonardo se referem não só de um estudo do homem em si mais também a natureza inanimada e todos os seres vivos, demonstrando suas emoções como raiva,tristeza ou alegria, sem poses decoradas artificiais.
Em relação a sua teoria da pintura ser uma ciência, adimiti que um pintor precisa de um talento natural, quanto ao matemático com estudo e...
tracking img