Leo hubernam

2036 palavras 9 páginas
Leo huberman - História da Riqueza do homem Resumo de capítulos, e partes comentadas.
Capítulo 1 –
O primeiro capítulo do livro trata da economia e a forma de vida na idade média Ou sociedade feudal, onde eram divididas as classes sociais em sacerdotes, guerreiros e trabalhadores, onde o homem que trabalhava para todas as outras classes eclesiástica e militar. Os feudos tinham praticamente estruturas semelhantes. Sendo que as vezes o mesmo senhor feudal possuía vários feudos. A estrutura; Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas. Havia uma terceira característica marcante o fato de que os arrendatários trabalhavam não só as terras que arrendavam, mas também a propriedade do senhor.
Nesses tempos de feudos haviam vários graus de servidão; Havia os “servos dos domínios”, que viviam permanentemente ligados à casa do senhor e trabalhavam em seus campos durante todo o tempo; Também os camponeses muito pobres, chamados “fronteiriços”, que mantinham pequenos arrendamentos de um hectare, mais ou menos, à orla da aldeia, e os “aldeões”; Havia os “vilãos” que, ao que parece, eram servos com maiores privilégios pessoais e econômicos. Distanciavam-se muito dos servos, na estrada que conduz à liberdade, gozavam de maiores privilégios e menores deveres para com o senhor.
Nenhuma descrição do sistema feudal pode ser rigorosamente precisa, porque as condições variavam muito, de lugar para lugar. Não obstante, há certeza sobre alguns pontos fundamentais, em relação a praticamente todo o trabalho escravo do período feudal. Há hoje em dia várias hipóteses e teses relatadas dessa época, que quando juntas formam uma teoria e desenvolvem um desenrolar significativo histórico dessa época.
Os camponeses. Eram mais ou menos dependentes.

Relacionados