Lentes opticas trabalho fatec sp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Essa monografia tem como objetivo o estudo sobre lentes ópticas, exibindo suas qualidades e defeitos sobre seus comportamentos mecânicos, físico químicos. Suas aplicações no mercado, e seus avanços tecnológicos. Sendo uma área muito ampla e com muitos produtos e aplicações diversas.

1.1. O que é:

Lentes são instrumentos cuja intenção é desviar raios de luz. Sua forma e seuíndice de refração determinarão o comportamento desta, que, em geral, é apenas determinado por seu formato, pois seu índice de refração, na grande maioria dos casos, é maior do que o índice do ar em que a lente geralmente está imersa.

1.2. Funcionamento:
Parte fundamental de qualquer instrumento óptico, a lente permitiu ao homem atravessar as fronteiras dos mundos macroscópicas e microscópicas,ao ampliar a imagem de organismos infinitamente pequenos e tornar próximos astros situados a anos-luz da Terra.
Lente é um elemento óptico, geralmente em forma de disco, que se utiliza do fenômeno de refração (capacidade que os corpos apresentam de desviar a trajetória da luz incidente) para fazer convergir ou divergir os raios luminosos. O modelo clássico de lente se compõe de duas superfíciesrefrativas, normalmente de vidro polido. Essas superfícies, assim como todas que separam dois meios transparentes com índices de refração diferentes, denominam-se dioptros. Ao menos uma das superfícies deve ser côncava ou convexa.

Modelo clássico de de lente.

1.3. Tipos:

• LENTES ORGÂNICAS (POLIMÉRICA)

• LENTES MINERAIS (CERÂMICA)

1.4. Importância:
Há muitos anos atrás, quandoos primeiros ópticos criaram as primeiras lentes que foram utilizadas para correção visual, com certeza tinham consciência do bem que fariam aos homens e a humanidade. Os benefícios da reabilitação visuais geraram um impacto muito grande em diversas atividades do homem.
Avanços pesquisados e programados ou mesmo acidentais, fizeram da lente um objeto que agrega tecnologia de três áreas de estudodas ciências; a ciência Química que produziu novas matérias primas transparente para fabricação de lentes, novos tratamentos com benefícios ópticos, etc.; a ciência Mecânica que avaliava esses novos materiais e tratamentos, e cria parâmetros para a sua manipulação e conseqüente fabricação das lentes; e a ciência Física que determinava se o material era adequado para uso instrumental ou ópticooftálmico e se atendia todos os parâmetros necessários para uso sem prejudicar a saúde.
1.5. Mercado:

Segundo o Instituto Gallup (2007), apesar da informalidade na comercialização de produtos ópticos no Brasil, o setor movimenta R$7,8 bilhões em negócios ao ano, o dobro da movimentação financeira do mercado de brinquedos. Com o resultado de uma pesquisa empreendida, o Instituto Gallup afirma que omercado óptico no Brasil é extremamente promissor.
Isso sem levar em consideração todos os produtos e equipamentos que utilizam lentes, o que aumenta a produção de variados tipos de lentes. Este mercado vasto faz com que grandes empresas tenham um bom faturamento e investem ainda mais nas suas produções. Um grande exemplo é a Carl Zeiss Vision investe 12% do seu faturamento anual em novastecnologias e sua equipe de Pesquisa & Desenvolvimento, sediada na Alemanha.
Um exemplo de produção vasta de lentes são as utilizadas em câmeras fotográficas de aparelho celular, praticamente todos os aparelhos celulares hoje possuem uma câmera, e milhões são vendidos por ano no mundo inteiro.



Lentes ópticas são componentes essenciais em diversos equipamentos utilizados no dia a dia do serhumano, como por exemplo: Lentes de contato, lentes para óculos de grau e de sol, câmeras fotográficas, microscópios, telescópios, binóculos, uso bélico, e muitos mais.






Tipos de equipamentos com usos de lentes ópticas

2. MATERIAIS E SUA FABRICAÇÃO

2.1 . Mancais de deslizamento - consistem basicamente no apoio direto do eixo móvel na bucha do mancal, os eixos normalmente são...
tracking img