Lendo e Compreendendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A leitura não é apenas ler o que está escrito, ela vai muito além, abrange tudo a nossa volta, tudo que se possa interpretar, decifrar, deduzir. Porém a capacidade de interpretaçãovaria muito de pessoa para pessoa, já que muitas vezes entendemos apenas o que está explícito, seja qual for a forma linguística. Já o que está implícito depende muito doconhecimento de mundo, da educação e das experiências que cada um teve particularmente.
Podemos dizer então que a leitura é um pouco ou muito complexa, dependendo do conteúdo e da maneiraque as coisas são expressas no texto. Então para o total entendimento daquilo que é dito pelo emissor devemos adotar algumas táticas para alcançar nosso objetivo. O co-texto é umresumo disso.
Pode-se dizer que o co-texto são os métodos que utilizamos para extrair as informações da melhor maneira possível, tendo em vista que existem diferentes tipos detextos, e que cada um demanda uma postura diferente, uma das ferramentas que podemos utilizar é a análise.
Existem três tipos de análise de um texto. São elas:
Análise Textual:baseia-se numa interpretação rápida daquilo que está escrito, porém identificando aqueles que podem ser os pontos-chave para o entendimento do texto, a exemplo das citações, dados,figuras, termos em destaque etc.
Análise Temática: é uma análise um pouco mais profunda, onde devemos no questionar quanto ao tema e sua relevância, verificar se os fundamentos do autorsão coerentes e qual seu posicionamento diante do assunto tratado.
Análise Interpretativa: é a mais profunda delas, representa a interpretação final do texto, levando em conta tudoque foi levantado durante todas as fases, o que permite nossa formação crítica quanto ao assunto e a razão pela qual se concorda ou não com os argumentos usados pelo autor.
tracking img