Lendo os textos selecionados e registrando as leituras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Literatura - Argumentos em Favor das Cotas


A autoria do texto expõe seus vários argumentos em favor das cotas para a população negra no Brasil como:

• As experiências feitas pelospaíses que convivem com o racismo poderiam servir de inspiração ao Brasil, respeitando as peculiaridades culturais e históricas do racismo à moda nacional. Podemos, sem copiar, aproveitar as experiênciaspositivas e negativas vivenciadas pelos outros para inventar nossas próprias soluções, já que estamos sem receitas prontas para enfrentar nossas realidades raciais.

• Fazendo um cruzamentosistemático entre o pertencimento racial e os indicadores econômicos de renda, emprego, escolaridade, classe social, idade, situação familiar e região ao longo de mais de 70 anos desde 1929, RicardoHenriques chega à conclusão de que “no Brasil, a condição racial constitui um fator de privilégio para brancos e de exclusão e desvantagem para os não-brancos.(Veja a continuação da opinião e os númeroslevantados na pesquisa: cf. p. 3).


• Numa sociedade racista, onde os comportamentos racistas difundidos no tecido social e na cultura escapam do controle social, a cota obrigatória se confirma, pelaexperiência vivida pelos países que a praticaram, como uma garantia de acesso, e de permanência neles, aos espaços e setores da sociedade até hoje majoritariamente reservados à “casta” branca dasociedade. O uso desse instrumento seria transitório, esperando o processo de amadurecimento da sociedade global na construção de sua democracia e plena cidadania. Paralelamente às cotas, outros caminhos acurto, médio e longos prazos projetados em metas poderiam ser inventados e incrementados.

• Embora o racismo esteja ainda muito vivo na cultura e no tecido social brasileiro, a voz oficial reagiuhá pouco tempo aos clamores dos movimentos negros (Nesse relatório é possível, entre várias coisas, observar alguns pontos: c.f p.5)



CITAÇÕES:

“Discriminar os negros no mercado de...
tracking img