Lenda e sua comprovação cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

No trabalho apresentado iremos conhecer um pouco melhor a lenda do boitatá.
Além da estória contada através do senso comum, veremos algumas possíveis explicações para essa lenda.Com um olhar mais profundo e curioso, conheceremos o outro lado da estória, que pode estar ligado a fenômenos naturais. Boitatá, mito ou verdade?

2. A lenda do Boitatá

Inicialmente,gostaríamos de relembrar o quanto as lendas fizeram e fazem parte de nossas vidas. Desde muito pequenos, ouvimos alguma historia misteriosa, seja contada por nossos pais, amigos, e geralmente por nossos avos!Sendo assim, aqui vamos conhecer uma dessas historias o Boi Tatá, você já deve ter ouvido falar na lenda dos boitatás do cemitério ou dos pântanos. A lenda surgiu quando os primeiros jesuítasportugueses ao chegarem ao Brasil avistaram grandes chamas azuladas em locais próximos a covas.
O Boitatá também é visto como um monstro com olhos de fogo, enormes, de dia é quase cego, à noite vê tudo.Diz à lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrounum buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram. Desde então anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes dotamanho de sua cabeça e persegue os viajantes noturnos.
.
Às vezes ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata. No Nordeste doBrasil é chamado de "Comadre Fulôzinha". Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios.

Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por ondepassa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas contra incêndios.

Uma versão conta que seus olhos cresceram para melhor se adaptar à escuridão da caverna onde ficou...
tracking img