Lenda de angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Internacional de Lisboa
Centro de Estudos Multiculturais
Pós-Graduação em Mediação Intercultural Aplicada ao Serviço Social

O (s) poder(es) do(s) Passado(s) na construção do Futuro: Todo o

Mundo baralha, Ninguém repõe

Paula Maria de Oliveira Ferraz

Orientador: Dr. Alberto Oliveira Pinto

PAULA FERRAZ - OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

2

“Nunca vinada que não fosse lógico. Tudo tem uma lógica, muito embora esteja por vezes escondida. É a isso que chamamos o segredo das coisas. O que distingue os homens lúcidos dos inconscientes é que os primeiros procuram descobrir a lógica das coisas, ao passo que os segundos julgam que as coisas surgem por si próprias e procuram, não a sua lógica, mas a sua rima.”
Luís de Sttau Monteiro, Angústia para oJantar

PAULA FERRAZ - OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

3

"O que faz a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar, a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos para nos fazerem parentes do futuro"
Mia Couto

"Caminante no hay camino, el camino se hace al andar"
Antonio Machado

"Devemos amar uns e outros: aqueles cujas opiniões partilhamos assim comoaqueles cujas opiniões rejeitamos. Pois tanto uns como outros trabalharam na procura da verdade e nos ajudaram a encontrá-la"
S. Tomás de Aquino

PAULA FERRAZ - OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

4

Agradeço, em primeiro lugar, ao Centro de Estudos Multiculturais, nas pessoas dos Drs Delfim Santos e Paulo Coelho, que pensaram e preparam este Curso.

Agradeço, também, aosprofessores que, com saber e mestria, partilharam os seus conhecimentos e nos ajudaram a alargar os nossos horizontes, a empreender uma nova viagem.

O meu agradecimento estende-se também, e de forma muito especial, às minhas colegas, que fizeram destes seminários, um encontro desejado, que me deram novas formas de entendimento, me ajudaram a perceber melhor o mundo que me rodeia, me ajudaram acrescer. Um agradecimento, do tamanho de Angola, ao Dr. Alberto Oliveira Pinto por ter acedido a olhar este trabalho e por ter ajudado a construir um pouco deste novo mosaico, que é o conhecimento que se vai organizando paulatinamente.

PAULA FERRAZ - OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

5 Agradecimentos………………………………………………………………4 Introdução……………………………………………………………………..7 O indivíduo, ogrupo, a nação……………………………………………...9 O Outro: amigo ou inimigo………………………………………………19 Os vários poderes e seus discursos……………………………………22 O Passado: herança individual e colectiva…………………………….27 Todo o Mundo em renovação…………………………………………….30 Conclusão …………………………………………………………………..33 Bibliografia………………………………………………………………….35

PAULA FERRAZ - OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

6

PAULA FERRAZ -OS PODERES DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

7 Introdução

Este trabalho incidirá sobre um texto de Filipe Correia de Sá, Tala Mungongo, que conta uma história passada no sopé da cordilheira Tala Mungongo1, onde as vidas das personagens se cruzam entre si, urdindo uma teia forte, baseada em passados e futuros, em histórias de intrigas e solidariedades. Procurar-se-á equacionar em quemedida o passado pode influenciar o futuro. Esta narrativa servirá também como pretexto e contexto para aprofundar e reflectir sobre algumas problemáticas discutidas nas aulas de pós-graduação em “Mediação Intercultural Aplicada ao Serviço Social”. Em primeiro lugar procurar-se-á perceber qual a relação que se estabelece entre o indivíduo e o grupo/sociedade na criação/consolidação da nação. Em segundotentar-se-á conhecer a forma como o Outro é entendido e respeitado de acordo com as normas vigentes ou interesses já estabelecidos. Seguidamente, analisar-se-ão os discursos de algumas personagens procurando desvendar as teias de poderes que se criam e se efectivam. Posteriormente, a atenção recairá sobre o Passado e a sua importância na construção do indivíduo e da sociedade. Para finalizar,...
tracking img