Leka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIA DA VOZ
Para ficar mais bonita, você investe no seu cabelo, no seu corpo, na sua pele, certo? Agora responda: você também cuida da sua voz? Por ser tão habitual em nossas vidas quase nãolembramos dela e da importância que tem, a não ser quando já está comprometida ou em risco.
Saiba que uma voz bem cuidada é capaz de lhe garantir uma aparência jovem e sadia, independente da sua idade.Capaz de entregar de bandeja a personalidade e o estado emocional de quem fala, a voz requer cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal e prevenir o surgimento de alterações desagradáveis.PREFIRA
Maça: tem efeitos adstringentes (limpa a boca e a garganta) e estimula a musculatura mastigatória, que é a mesma que usamos para falar.
Água: beba ao menos 2 litros por dia. Alguns golesdurante a atividade vocal são bem-vindos para umidificar a garganta e lubrificar a prega vocal.
Silêncio: descanse a voz por 30 minutos depois de falar muito. A ideia é poupar a musculatura fonatória eirrigar as pregas vocais.
Boa postura: durante a fala, mantenha a cabeça reta e os pés apoiados no chão. A postura correta permite a passagem do ar sem dificuldade.
Alimentação saudável: alimente-secorretamente, ingerindo fibras, frutas e verduras, opte por alimentos leves e de fácil digestão.
Sono: uma boa noite de sono ajuda a manter a voz em dia. Durma 8 horas por noite.
Respiração pelonariz: evite respirar pela boca.
Exercícios físicos: pratique alguma atividade física regularmente. Ela ajuda a relaxar e ter melhor controle respiratório.
EVITE
Cigarro: a fumaça irrita a mucosa dalaringe e a nicotina se acumula nas pregas vocais, que ficam ressecadas, com o tempo a voz engrossa e perde potência.
Ar-condicionado: por retirar a umidade do ar, provoca o ressecamento das mucosasdo trato respiratório, alterando a vibração das pregas vocais, procure beber muita água.
Lugares barulhentos: obrigam a competição sonora entre a voz e o ruído.
Bebidas alcoólicas: o álcool possui...
tracking img