Leituras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Localizada na região sul do território nacional, o estado de Santa Catarina possui extensão territorial de 95 703,487 quilômetros quadrados e sua população é de aproximadamente 6 248 436habitantes, segundo dados do IBGE. É o menor e menos populoso estado da região sul do Brasil.
O estado é localizado no centro das regiões de maior desemprenho econômico do país, Sul e Sudeste, emposição estratégica no Mercosul. Faz fronteira com a Argentina ao Oeste.
Florianópolis, capital de Santa Catarina, possui uma população de aproximadamente 421 240 habitantes, e é considerada a segundacidade mais populosa do estado. A maior é Joinville, com 515 288 habitantes. A capital está localizada a 1 850 quilômetros de Buenos Aires, 705 quilômetros de São Paulo e 1 673 de Brasília. Suaposição no mapa situa-se entre os paralelos 25º57’41’’ de latitude sul e entre os meridianos 48º19’37’’ e 53º50’00’’ de longitude oeste.
O IDH catarinense com média de 0,840, é o segundo maior no rankingnacional, a taxa de alfabetização é de 95,1%.
A economia de Santa Catarina é diversificada, no território são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, extrativismo (animal, vegetal emineral), agricultura, pecuária, pesca, turismo.
Indústria 
O setor industrial atua, principalmente, na produção têxtil e cerâmica. Na agroindústria as duas maiores empresas de alimentos do Brasilsão nativas de Santa Catarina, Sadia e Perdigão, além dessas empresas existem outras que destacam em diferentes modalidades como na indústria de motor elétrico, indústria de compressores eeletrodomésticos, como a Cônsul e a Brastemp. 
Extrativismo 
Nesse ramo de atividade destaca na extração de madeiras retiradas das Matas de Araucárias, além de obtenção de ervas e produção de papel. Na extraçãomineral existem reservas de carvão, fluorita, sílex, além de jazidas promissoras de quartzo, argila, cerâmica, bauxita, pedras semipreciosas, petróleo e gás natural. 

Agricultura 
Na...
tracking img