Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Sartre, em relato autobiográfico, mostra uma perspectiva mais realista, porém não menos interessante sobre a inicialização da leitura, em que nos mostra que ler está além das letras impressas no papel. Em sua obra nos mostra como foram suas primeiras experiências com a leitura, sendo o seu primeiro livro intitulado: “Tribulações de um chinês na China”.
[...] transportei-me paraum quarto de despejo; aí, empoleirado sobre uma cama de armar, fiz de conta que estava lendo: seguia com os olhos as linhas negras sem saltar uma única e me contava a história em voz alta, tomando o cuidado de pronunciar todas as sílabas (...) fiz com que me surpreendessem _, gritaram admirados e decidiram que era tempo de me ensinar o alfabeto. Fui zeloso como catecúmeno; ia a ponto de dar a mimmesmo aulas particulares; eu montava na minha cama de armar com o Sem família de Hector Malot, que conhecia de cor e, em parte recitando, em parte decifrando, percorri-lhe todas as páginas, uma após outra: quando a última foi virada, eu sabia ler. . Como e quando começamos a ler, 1994, p. 15.
A leitura pode influenciar na formação da criança, que passa a conhecer o mundo em que vive demaneira a compreender: o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o feio, amor e raiva, a dor e o alivio, etc. Aos poucos, a criança compreende o mundo adulto do qual faz parte. Assim, como destaca GOES (1990, p. 16), a leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor reage,reavalia, experimenta as próprias emoções e reações.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A leitura proporciona a descoberta de um novo mundo, um mundo fascinante. A apresentação à criança deve ser feita de forma que chame atenção que atraia a criança, mostrando que ler pode dar prazer, e que a leitura se torne parte da vida. Lendo o indivíduo desenvolve sua capacidade intelectual.
Algumas pessoas perdem ohábito a magia da leitura devido à falta de estímulo pela mesma, visto que um indivíduo desmotiva o outro, não dando atenção para a leitura que o outro faz.
Quando pequenos gostamos muito de ouvir a leitura feita por nossos pais, temos um encanto especial, uma magia que muitas vezes podemos ouvir a mesma leitura por diversas vezes e sempre queremos mais e mais, devido ao encantamento que nos causa.Quando criança, descobri a leitura. Minha mãe lia alguns contos de fadas, eu ficava encantada e a cada dia queria mais e mais, ouvia com atenção e ficava viajando, imaginando-me dentro do conto de fadas. Lembro-me sempre, que a tarde deitava na rede e lá ela fazia as leituras que me levavam a um mundo imaginário.
Comecei a pré-escola e todos os dias a professora Débora fazia a hora da leitura,era encantador, ficávamos sentadinhos em roda ouvindo com atenção as leituras e aguardando o desfecho de cada história contada.
Vamos crescendo, quem lia para nós vai deixando de ler, e muitas vezes perdemos o encanto e a leitura fica de certa forma esquecida. Com o passar dos anos nos deparamos com o encantamento novamente da leitura de um ler para o outro.
Ler, nos leva a mundos desconhecidos,nos causa encantamentos e felicidade.
Com a vida moderna, vários costumes e conceitos tem se perdido com o passar dos anos, dentre eles o hábito de ler, tão comum e valorizado há tempos atrás. Têm-se visto que o hábito de leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como também dos professores, trazendo como consequência cidadãos com uma restrita visão de mundo e, portanto, poucacapacidade crítica. Professor que não lê, não ensina a leitura para seus alunos.
O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão ativo. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares.
Nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se...
tracking img