Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA DE MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA (P. Freire)
O significado da expressão "a leitura do mundo" precede a leitura da palavra de Paulo Freire
Paulo Freire, pensador brasileiro, afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Antes de ler a palavra, a criança lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato.Como qualquer leitura éuma produção de sentido, as crianças procuram criar sentidos para o mundo que o rodeia.Através desta "leitura do mundo" as crianças começam a perceber as relações espaciais existentes, as relações de afeto, observam que cada coisa ocupa um lugar e tem um nome, manifestam preferência e rejeições...É no contato com "outro", e com o "mundo" que a criança constrói símbolos, inicialmente muitosingulares e próprios até chegarem a se construir em significados compartilhados socialmente.Neste sentido, antes de ler a palavra, a criança já vivenciou diversas leituras do mundo.

As diferentes linguagens sobre a leitura de mundo de cada um
A partir do momento em que a criança vai percebendo o que está à sua volta , as diferentes linguagens que a cercam , começa a ampliar sua visão de mundo.Umacriança que vê filmes, novelas, desenhos animados, lê livros, participa de atividades. variadas, que conta, dramatiza, enfim, que utiliza as várias linguagens, amplia seus horizontes, sua visão do mundo. Quanto mais experiências ele tem, mais ele cresce.

A leitura de mundo e a interferência na leitura da palavra:

Partindo de um exemplo típico utilizado em cartilhas: "O vovô viu a uva" Imagineque a criança não conheça um avô ou que de fruta ela só conheça a banana.Vai ficar difícil para ela levantar hipóteses sobre a leitura partindo da sua vivência, se no caso ela nunca vivenciou o que foi mostrado.Fica mais fácil, então, lidar com uma frase da criança, daquele grupo especifico; possivelmente essa frase será endentida por todos, será mais real, autêntico. As crianças poderãolevantar hipóteses, discutir e chegar à leitura das palavras.

O cruzamento da leitura de mundo e da leitura da palavra:

As leituras do mundo variam de pessoa para pessoa. A leitura de mundo de cada um interfere na produção de sentido.Se um mesmo texto for lido por várias pessoas, cada um terá lido o texto à sua maneira, de acordo com sua visão de mundo, os sub-textos que estão inscrito em nósmesmo. Então, a leitura de mundo e a leitura da palavra vão sempre estar intercruzadas. As nossas leituras nunca vão ser iguais, são singulares sempre.Segundo Barthes, teremos quantos escrituras, quantos escritores, quantos leitores tivermos

A importância do texto imagético no trabalho com a leitura:

A imagem sempre fez parte da vida do ser humano. No tempo das cavernas o homem já tentavarepresentar a vida através dos desenhos. A imagem é um signo da gênese da comunicação. Mas através da eletrônica, ela nos assusta muito, porque é muito sedutora. Ela é total, universal e pode ser estendida por seres de culturas diferentes.O texto escrito e o texto televisivo usam códigos diferentes e exigem outras formas de comunicação. A escola ao invés de abrir mão ou afastar a televisão, deveriaestabelecer parcerias. Levar a criança a perceber como é que se "faz" "para" televisão. Até para isso é preciso escrever...e escrever bem!É importante perceber que o texto escrito, a imagem, os gestos e os sons... se complementam e que a imagem televisão, se for trabalhada, amplia a visão do mundo, abre novos horizontes.
Interesse pela leitura nas crianças:

Se a leitura do mundo precede aleitura da palavra, o interesse da criança pela leitura só será despertado se os textos apresentados tiverem relação com a realidade vivida por ela. É importante favorecer a junção da leitura da palavra com a leitura do mundo. Como diz Paulo Freire deve-se incentivar a leitura da "palavra-mundo".As cartilhas, por exemplo, lidam com textos desvinculados da vida, graduados de acordo com uma hipotética...
tracking img