Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conselhos Escolares: espaço da gestão democrática.

Oliveira Cirlene Pinto Afonso de -96940



RESUMO

O objetivo deste artigo é ponderar sobre a função do Conselho Escolar em uma escola de Ensino Fundamental. Causada pela era globalizada, a escola precisa de mudanças, carece da participação mais ativa dos pedagogos, professores, funcionários, pais, alunos e comunidade para, juntoscausarem uma ação de desenvolvimento da escola, dando prioridade aos resultados que provoquem os objetivos desejados. Para que esse desenvolvimento ocorra, é necessário um conhecimento dos envolvidos e empenho na realização do processo de transformação, possibilitando a implantação de um Conselho Escolar mais democrático. O presente estudo pretende uma comparação da teoria com a realidade praticada nasescolas, analisadas, pela investigação bibliográfica.

Palavras-chave: democracia – participação – eficácia – desafios – gestão



INTRODUÇÃO

O tema Conselho Escolar é discutido, atualmente, pois se procura soluções para transformações no sistema atual de ensino, destacam-se as mudanças que se direcionam a descentralização do poder, a necessidade de um trabalho realizado com amplaparticipação de todos os segmentos da escola e da comunidade, para envolver a sociedade como um todo.

A fim de discutir esse procedimento de grande importância para a transformação, através de estudos, pesquisa entende-se que é necessário que esse processo ocorra aos poucos, proporcione um ambiente de trabalho que seja favorável a essas novidades.

Na área da educação, a escolaé responsável pela transmissão do conhecimento, porém, no mundo moderno, determina-se que a escola tenha uma nova concepção, uma forma diferente de se trabalhar, uma constante renovação na sua postura, com objetivo de democratizar a gestão escolar, para obter resultados com eficácia, favoráveis ao desenvolvimento do estabelecimento.



DESENVOLVIMENTO

O Conselho Escolar, é um órgão derepresentação da comunidade educativa, trata-se de uma instância organizada, que deve contar com a participação de representantes dos diferentes segmentos das comunidades escolar e local, podendo constituir um espaço de discussão de caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e mobilizador.

Constitui uma das mais importantes estruturas de democratização da gestão de uma escola. Nessesentido, quanto mais ativa e aberta for a participação dos membros do Conselho Escolar na vida da escola, maiores serão as probabilidades de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão do grupo.

A criação do Conselho pode colaborar de diferentes formas para democratizar as relações na atmosfera escolar, pois ele é o instrumento que cuida do compartilhamento das competências e,desse modo, a ação coletiva descredencia o individualismo tão presente na gestão de nossas escolas públicas.

De acordo com Abranches (2003), o conselho pode ser caracterizado como um órgão de decisões coletivas, capaz de superar a prática do individualismo e do grupismo. O autor acrescenta ainda que se o Conselho for realmente formado por todos os componentes da comunidade escolar, eledeverá alterar progressivamente a natureza da gestão da escola e da educação, pois deverá intervir positivamente na qualidade do serviço prestado pela escola.

A participação efetiva do Conselho Escolar no processo de escolha do diretor da escola, por exemplo, constitui uma de suas ações de maior relevância, na medida em que se apresenta como um elemento aglutinador de forças dos diferentessegmentos que compõem a comunidade local e escolar. Em algumas escolas, essa participação se dá na organização do processo ou na forma de consulta, no recebimento de inscrições, na divulgação das propostas de candidatos, na realização de debates e de outras atividades definidas pela comunidade escolar e pelo respectivo sistema de ensino.

Nessa perspectiva, a atuação do Conselho é um...
tracking img