Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O INDIVÍDUO E PARA A SOCIEDADE

Um exame das variações dos hábitos de leitura de uma nação para outra demonstra que o lugar ocupado pelos livros na escala de valores dos responsáveis pela sua promoção é de primeira importância: todas as autoridades do Estado, da comunidade e da escola, todos os professores, pais e pedagogos precisam estar seriamenteconvencidos da importância da leitura e dos livros para a vida individual, social e cultural, se quiserem contribuir para melhorar a situação. Essa mesma convicção deve ser então transmitida aos que estão aprendendo a ler de modo apropriado à fase do seu desenvolvimento.
Nos tempos antigos, antes da invenção de imprensa, reservava-se a pouquíssimos o privilégio da leitura, e, mesmodepois do Século do humanismo, ela só era acessível a uma elite culta.
Só nestes últimos decênios, com o desenvolvimento tecnológico e econômico exigindo continuamente a colaboração intelectual da maioria das pessoas, surgiu a pergunta: Como poderá tornar-se realidade a extensão a todos do “direito de ler”?
A pesquisa sobre leitura, um dos ramos mais jovens da ciência,projetou nova luz sobre o seu significado, não só em relação às necessidades da sociedade, mas também às do indivíduo. O “direito de ler” significa igualmente o de desenvolver as potencialidades intelectuais e espirituais, o de aprender e progredir.

Leitura: Processo cognitivo e de linguagem

A leitura foi outrora considerada simplesmente um meio de receber uma mensagemimportante. Hoje em dia, porém, a pesquisa nesse campo definiu o ato de ler, em si mesmo, como um processo mental de vários níveis, que muito contribui para o desenvolvimento do intelecto. O processo de transformar símbolos gráficos em conceitos intelectuais exige grande atividade do cérebro; durante o processo de armazenagem da leitura coloca-se em funcionamento um número infinito de célulascerebrais. A combinação de unidades de pensamento em sentenças e estruturas mais amplas de linguagem constitui, ao mesmo tempo, um processo cognitivo e um processo de linguagem. A contínua repetição desse processo resulta num treinamento cognitivo de qualidade especial. Esse treinamento cognitivo consiste em trazer à mente alguma coisa anteriormente percebida, e em antecipar, tendo por base acompreensão do texto precedente; a repetição aumenta e assegura o esforço intelectual.
Por todas essas razões, a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem. Estudos psicológicos revelaram que o aprimoramento da capacidade de ler também redunda no da capacidade de aprender como um todo, indo muito além da mera recepção. A boa leitura é uma confrontação crítica com o texto e as ideias doautor. Num nível mais elevado e com textos mais longos, tornam-se mais significativas a compreensão das relações, da construção ou da estrutura e interpretação do contexto. Quando se estabelece a relação entre o novo texto e as concepções já existentes, a leitura crítica tende a evoluir para a criativa, e a síntese conduzirá resultados completamente novos.
A leitura é um dos meiosmais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Trabalhar com a linguagem é trabalhar com o homem.
(...)
O talento tecnológico maior dificilmente compensará essa lacuna. Constatamos todos os dias o fato de que as realizações tecnológicas do presente – da energia atômica à pesquisa espacial – pouco contribuem para a solução dos problemas da coexistência.A regressão da aptidão para a linguagem certamente não decorre apenas do crescente interesse pela tecnologia. Fator igualmente importante é a torrente de estímulos visuais que satisfazem a criança na forma de histórias em quadrinhos e restringem o potencial de experiência linguística, enfraquecendo os poderes imaginativos da mente. O fato de os poderes de linguagem do homem estarem...
tracking img