Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR
Aluna: LUCIANA


Identificação da escola
Nome completo: EE Aparecido Gonçalves Lemos
Endereço completo: Rua Virgilio Furlaneto, 560, Jardim Antonio Bernardo, Canitar
Ato de autorização de funcionamento da escola: Resolução SE 15 de 23/01/1976
Diretora: Márcia Regina Diziró Cavenago
Coordenador: Cássia Alves dos Santos
Data da visita: 30/09/2011Carga horária: 10 horas
Objetivos da visita: verificação do funcionamento da APM, eleição do Conselho de Escola e APM, aplicação dos recursos provenientes dos cofres públicos e dos recursos próprios, parceria, prestação de contas e patrimônio público.
Acompanhante: Profª Me. Marisa Salina Cassalate
Curso oferecido pela escola:
Ensino Médio: em 2011 a escola conta com 216 alunos matriculados noEnsino Médio nos períodos da manhã e noite. No período da noite a escola atende, também, alunos no curso de Educação de Jovens e Adultos.

Funções do Diretor: O Diretor assume uma postura de articulador do funcionamento da escola, sendo responsável pela convocação dos pais e comunidade para a eleição dos membros do Conselho de Escola e APM. Trabalha junto ao Coordenador para atendimento dasdemandas pedagógicas dos cursos.




Funções do Coordenador: Orientar os alunos e professores sobre as demandas pedagógicas, assegurar a participação ativa de todos os professores garantindo a realização de um trabalho produtivo e integrador, divulgar práticas inovadoras, incentivando o uso dos recursos tecnológicos, realiza acompanhamento das atividades de recuperação dos alunos, atende ospais em reuniões ou individualmente.

Empresas ou instituições parceiras: A escola tem parcerias com as Usina de Açúcar e Álcool Irmãos Quagliato, Prefeitura Municipal de Canitar, empresas do próprio município e de Ourinhos.

Associação de Pais e Mestres da Escola:
A APM é uma entidade jurídica de direito privado, criada com a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processoeducacional, para a assistência ao escolar e para a integração escola-comunidade. Atualmente, sua principal função é atuar, em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
Através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º48,408, de 06 de Janeiro de 2004 , foi estabelecido o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.
A APM tem por finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade. Os objetivos da APM são denatureza social e educativa, sem caráter político, racial ou religioso e sem finalidades lucrativas.

A APM é administrada pelos seguintes órgãos:
Assembléia Geral - constituída por todos os associados;





Conselho Deliberativo - constituído de, no mínimo, 11 (onze) membros, sendo o Diretor da Escola o seu presidente nato, e os demais componentes distribuídos na seguinte proporção: 30% dosmembros serão professores, 40%
dos membros serão pais de alunos, 20% dos membros serão alunos maiores de 18 (dezoito) anos, 10% dos membros serão sócios admitidos;
Diretoria Executiva - constituída por: Diretor Executivo, Vice-diretor Executivo, Secretário, Diretor Financeiro, Vice-diretor Financeiro, Diretor Cultural, Diretor de Esportes, Diretor Social, Diretor de Patrimônio. Obs. O DiretorFinanceiro deverá ser obrigatoriamente, pai ou mãe de aluno.
Conselho Fiscal - será constituído de 3 (três) elementos, sendo 2 (dois) pais de alunos e 1 (um) representante do quadro administrativo ou docente da Escola.
A APM recebe recursos financeiros através do convênio FDE ( Fundação para o Desenvolvimento da Educação) por meio de depósito bancário trimestral, cujo valor é calculado sobre o...
tracking img