Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O estágio é uma etapa fundamental para a formação de qualquer profissional, principalmente, na vida do educador, que recebe toda uma fundamentação teórica em sua graduação. No estágio é que o educando, tem a oportunidade de vivenciar de perto a realidade e analisar quais são as reais dificuldades do docente e do discente.
O trabalho foi elaborado para analisar como o ensino –aprendizagem é desenvolvida, quais as propostas curriculares e os materiais didáticos que são utilizados, para embasar melhor o ensino da Língua Portuguesa, facilitar e despertar o interesse do discente.
Durante o dia de observação, a relação do professor e o aluno, a colaboração da gestora, funcionários e outros, que de forma direta e indiretamente, contribuíram para a realização deste relatório.Este relatório tem, entre outros objetivos, apresenta o resultado das observações do estágio em Língua Portuguesa, realizado na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, localizado na Avenida da Amizade nº 76, Centro, Tabatinga-AM, nas turmas 9º ano “D”, 2º ano “E”, onde se obteve a oportunidade de manter contato direto com a realidade da escola.
Dessa maneira, o presente relatório ficaestruturado da seguinte forma: dados da escola; aspectos físicos, recursos humanos; gestão e clima organizacional da escola; docentes e matrícula, demanda e aproveitamento escolar.

1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Vândulo Carlos Gonçalves Bitencourt, nasceu no Município de Benjamin Constant – AM, no dia 26 de junho de 1975, casado, acadêmico na Universidade do Estado do Amazonas – UEA cursa o 7ºperíodo do Curso de Letras, com alguns projetos a serem desenvolvidos, no decorrer da prática de estágio supervisionado II. Desempenha atualmente a função de corretor.

2 DADOS DA ESCOLA

A Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar – (GM3), situada na Avenida da Amizade nº 76, Centro, foi inaugurada em 14 de novembro de 1994 e posta em funcionamento no ano de 1995. Foi reconhecido como escola peloDecreto nº 16.402, de 23 de dezembro de 1994. A escola recebeu esse nome em homenagem à Primeira Dama, Senhora Conceição Xavier de Alencar, esposa do Senhor Francisco Rodrigues Balieiro, prefeito deste município no período entre 1990 e 1994. Nascida em 20 de dezembro de 1960, natural do Acre, chegou ao Amazonas nos anos 70 com seus pais, no Município de Benjamin Constant, onde se estabeleceram.
Aescola promove um trabalho democrático e participativo com o apoio da SEDUC – Secretaria da Educação e Cultura, a qual a esfera administrativa é o governo estadual, disponibilizando em três turnos – matutino, vespertino e noturno, o ensino fundamental (6º ao 9º ano); à noite um programa especial da EJA (Educação de Jovens e Adultos), como também oferecendo o ensino médio com Mediação Tecnológicaatravés do Centro de Mídias da própria Secretaria da Educação e Cultura – SEDUC.

3 ASPECTOS FÍSICOS

A estrutura física da escola é excelente, as salas são amplas e climatizadas com mesas e carteiras apropriadas, com boa iluminação, têm capacidade para 35 alunos. O material necessário para o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado, a direção da escola procura sempre suprir asnecessidades materiais da escola, Existem várias dependências para realização de atividades tais como: diretoria, secretaria, sala de recursos, biblioteca, auditório, laboratório de ciências, laboratório de matemática, laboratório de informática (20 PCs com internet); data show, mimeógrafo, televisores, ampla biblioteca, sala de educadores, sala do pedagogo, sala de educação física, amplo refeitório,cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários, quadra poliesportiva, depósito de mantimentos, depósitos para material, banheiros para professores, banheiros para alunos, vestiários completos, estacionamento para veículos, além de se manter monitorada 24 horas por 10 câmeras, proporcionando total segurança.

4 RECURSOS HUMANOS

A escola é administrada pelo gestor e professor...
tracking img