Leitura: o desafio de ler com prazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA: O DESAFIO DE LER COM PRAZER

RESUMO

A leitura torna-se hoje um dos grandes objetivos das escolas, pois, é um requisito fundamental para relação do aluno com o mundo que o cerca. A leitura tem vários objetivos, como forma de acesso as informações, para o desenvolvimento e ampliação do vocabulário. Ler pra se informar, para se divertir, para adquirir conhecimentos e ler por prazer.No desenvolvimento deste estudo, o ponto de vista apresentado é que a escola enfrenta um grande desafio que é de fazer com que os alunos leiam por prazer. Os autores que fundamentam este estudo abordam a importância formação de leitores competentes e ressaltam que o prazer pode ser um dos objetivos das práticas de leitura. Com o artigo buscou-se relacionar a opinião de autores, sobre o tema com avivencia propiciada pelo estágio IV realizado na Escola Municipal Nilza de Lima Sales, localizada no Município de Brumadinho/MG.

Palavras-chave: Leitura, leitores, prazer e práticas de leitura.

INTRODUÇÃO

A leitura, sem dúvida tem um papel importante e de grande interferência na sociedade. Vários autores reconhecem que o trabalho com a leitura realizado nas escolas vemsendo considerado um dos entraves da educação.
As notícias do fracasso vivido pela escola na formação de leitores são freqüente no âmbito escolar. Onde os professores destacam que os alunos aprendem a decodificar palavras, se alfabetizam, mas, não se tornam leitores competentes.
Autores como Ferreiro (2002), Soares (2002) ainda atribui o fracasso da leitura às práticas de ensino, usadas pelasescolas, que muitas vezes são mecânicas e impostas e não possuem o objetivo de ler por prazer.
Dessa forma, podemos afirmar que é um desafio para a escola formar leitores capazes de ler por prazer.
Vale ressaltar que, neste estudo compreendem-se por “leitores competentes” aqueles que têm a leitura como hábito e que são capazes de ler, entender e criticar o texto lido.
A pesquisa torna-serelevante, por diversos fatores que permeiam a educação, como, a grande preocupação que a leitura provoca nas escolas e nas políticas educacionais, os índices de IDEB (índice de desenvolvimento da Educação Básica) são cada vez mais baixos, os alunos com dificuldades de se alfabetizando, a qualidade e hábito de leitura cada vez mais escassa.
Apresenta-se como hipótese que as escolas não desenvolvem nosalunos o gosto pela leitura por não considerarem o prazer um objetivo das suas práticas de leitura. Pois, em sua maioria, a prática de leitura adotada pela escola é imposta e pouco reflexiva.
O procedimento metodológico escolhido foi à pesquisa bibliográfica, onde se procurou levantar dados sobre o assunto escolhido: a leitura como desafio de ler com prazer, de acordo com a visão de autores queversam sobre o tema e a vivência realizada durante o período de estágio.

2- Definindo a leitura

É preciso considerar, que a leitura não está relacionada somente ao aspecto de decifração e que ler vai muito além da mera decodificação de símbolos. Se assim fosse ela ficaria comprometida quanto ao sentido global do que se lê. ( SOARES, 2002, p. 15)

Para Resende (1993) a leitura é definidacomo possibilidade de abertura ao mundo e caminho para um conhecimento sobre si mesmo de modo mais aprofundado.
Já para Smolka (1989),
A leitura é como a formulação de um juízo sobre a escrita nos atos de questionamento e exploração do texto na busca de respostas – sejam textuais ou contextuais – e que gera uma ação crítica do sujeito no mundo. (Smolka,1989, p. 68)

Dessa forma, não bastaapenas fazer com que o aluno leia. É preciso fazer com que ele leia por prazer.
Soares (2002) destaca que os estudos e pesquisas realizados, principalmente na década de 80 sobre alfabetização e letramento, nos fez compreender que alfabetizar está longe de ser a apropriação de um código, pois envolve um complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a representação da língua, hipóteses essas...
tracking img