Leitura e o sentido do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e o Sentido do Texto


A leitura é de extrema importância durante o processo de alfabetização. Ela desperta nos alunos interesse e prazer em aprender, além de ajudá-los a aumentar seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o leitor com idéias, as quais lhe darão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na vida. A leitura é uma prática muitoimportante para a construção do conhecimento e exercício da cidadania, além de ser condição prévia para a escrita: sabe-se que bons escritores são frutos de boas práticas de leitura.

Na concepção de leitura segundo Koch (2002), existem três concepções de leitura. Foco no autor, foco no texto e foco na interação autor texto- leitor. Na concepção foco no autor, o texto é exclusivo para passar aideia do autor, o sujeito individual, psicológico e dono de suas vontades e ações. O leitor lê somente para entender a ideia do autor, não questiona e nem interage.

Na concepção foco no texto, o sujeito é passivo e sem consciência; o autor codifica os vocabulários, e o leitor decodifica-os; onde precisa procurar sentidos nas palavras, no léxico para a compreensão do texto.

A concepção focona interação autor texto leitor, segundo Koch é a melhor, pois é uma leitura ativa, critica contextualizada, o sujeito é ativo, o autor constrói o texto o texto é um instrumento de interação com o autor e leitor. O leitor é responsável pela interpretação do texto. Nesta concepção o texto não é um código, e sim interpretações de sentidos.

A estratégia de leitura de acordo com Cezar, Gomes ePeruchi (2007), estratégias de leitura são “metodologias utilizadas para abordar o texto, as quais podem ser cognitivas, portanto, operações inconscientes, e meta cognitiva, que são passíveis de controle consciente, pois partem do senso comum”.

As estratégias de leitura são as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de um texto. Muitos leitores apresentam dificuldades em ler, eisso acontece porque o individuo ainda não encontrou uma forma para promover a sua leitura, existem algumas práticas que facilitam a despertar este interesse.

Ler texto que é do interesse do leitor, leitura em voz alta - enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, Antecipação das informações, ou seja, o conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Identificar ospontos principais no texto ajuda o leitor a ter curiosidade de entender o que está acontecendo.

Desde as séries iniciais e mesmo na educação infantil a leitura pode e deve fazer parte do cotidiano das crianças. Durante os primeiros anos, as atividades de leitura se diversificam bastante, pois as crianças começam a atribuir significados para tudo aquilo que estão lendo.
Frente a tal condição, opapel do professor vai além de ensinar a ler e a escrever. Sua função é a de estimular o prazer pela leitura, sendo que para isso necessita desenvolver meios para que seus alunos, sabendo ler, tenham acesso ao maior número possível de textos em diversas linguagens, seja ela escrita ou em imagens. É importante proporcionar reflexões sobra à leitura e discutir o sentido que atribuiu ao texto lido,fazendo com que a leitura seja uma ferramenta para que o próprio aluno possa participar.

Quando uma criança ouve histórias, ela passa a se identificar com os personagens, se permite fantasiar e explorar toda a capacidade da sua imaginação. A escola é um ambiente onde o contato com a leitura é bastante facilitado e por esse motivo cabe aos professores e responsáveis pela entidade elaborar planosde ação onde as práticas de leitura sejam ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem.

Na leitura e produção de sentidos a Leitura é a atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem.

Para construir sentido, o leitor se...
tracking img