Leitura e Produção de Textos_RDR

1131 palavras 5 páginas
Leitura e Produção de Textos_RDR
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1

Question 1
Notas: 1
Leia com atenção a tira abaixo e assinale a alternativa que apresente a análise correta a respeito dos elementos coesivos nela utilizados:

Fonte: http://media.photobucket.com/image/tiras da mafalda/danmougui/Toda Mafalda/001.jpg (acesso em 28/07/2010)

Escolher uma resposta. a. No primeiro quadro, “e ela tem medo de que eu não goste” expressa a conseqüência do fato de Mafalda começar o jardim-de-infância. b. Na fala de Mafalda não ocorrem conectores do tipo lógico, mas apenas do tipo discursivo, devido ao recurso da ironia. c. Nenhuma das alternativas é verdadeira. d. As palavras “amanhã”, “depois” e “mais tarde” são exemplos de mecanismos de retomada do referente. e. No penúltimo quadro, a palavra “assim” introduz o argumento decisivo de Mafalda que fez com que sua mãe começasse a chorar.
Question 2
Notas: 1

É incorreto afirmar, a respeito dos recursos coesivos utilizados na propaganda acima:

Escolher uma resposta. a. Pelé é o referente da propaganda. b. No trecho “você só viu as que entraram no gol”, ocorre elipse do termo “bolas”. c. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo discursivo, pois não expressa um relação lógica entre as orações, apenas conecta dois enunciados diferentes, como se houvesse duas pessoas falando sobre o tema. d. O conectivo “mas” indica uma conclusão a respeito do que foi enunciado na frase anterior. e. A conjunção “mas” funciona como um encadeador do tipo discursivo, pois não expressa um relação lógica entre as orações, apenas conecta dois enunciados diferentes, como se houvesse duas pessoas falando sobre o tema e Pelé é o referente da propaganda.
Question 3
Notas: 1
O médico encontrou o rapaz e lhe disse:

– Você não viverá mais de uma semana se não parar de andar às voltas com mulheres.

– Eu

Relacionados