Leitura e produçao de texto

Páginas: 9 (2206 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera – Uniderp Curso PEDAGOGIA Disciplina Período Letivo 2011/1

Semestre 1º Sem Nome Tutor Presencial Nome Professor EAD

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Maria Elizabete Fernandes de Oliveira Ma. Profª Adriana Amaral flores Salles Ma. Profª Rosemeire Lopes

Nome Aluno(a) Nome Aluno(a) Nome Aluno(a) Nome Aluno(a)

Mayra Carvalho FerreiraCarla C. Henrique de Souza Ruivo Sonia Ap. R. de Souza da Silva Larissa E. Trevisan dos Santos

RA RA RA RA

295502 295406 295528 295486

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

O significado do texto não está na soma do significado das palavras que o compõem, portanto durante a leitura de uma mensagem, o leitor deve racionar e interferir de forma continua, captando significados que não aparecemdiretamente no texto. Assim, ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio. Quando o leitor se propõe a ler um texto, uma serie de elementos contextuais ativas alguns se seus esquemas de conhecimento e o leva a antecipar aspectos do conteúdo. Suas hipóteses estabelecem expectativas em todos os níveis do texto, para que as quais o leitor espera encontrarresposta se continuar lendo.

Para alguém possa se envolver na atividade que o levará a compreender um texto é imprescindível verificar que esta sentindo para poder atribuir sentido a realização de uma tarefa. Ler é compreender, é um processo de construção de significado sobre o texto. Ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de idéias para viver em sociedade. A formação deleitores tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, oferecendo-lhes recursos para que possam interpretar e compreender. A leitura é o meio de que dispomos para adquirir informações e a desenvolver reflexões criticas sobre a realidade. Na escola esta intimamente ligada ao ato de estudar que, normalmente, tem sido considerado como de responsabilidade do aluno e da família. Ela se dá a qualquermomento. A compreensão não é uma questão de compreendê-lo todo ou não compreender nada, mas que, como em qualquer lugar ato de comunicação, o leitor realiza uma interpretação determinada da mensagem que se ajusta mais ou menos a intenção do escritor, já que a capacidade de entender uma texto é fazê-lo passar a ser considerado os aspectos chave da leitura. Os fatores que condicionam a compreensãorelacionam-se com dois elementos que interagem no processo de leitura: o leitor e o texto. Assim a concepção de leitura busca o desenvolvimento dos alunos e oportunidades de contato com diversos tipos de textos. Por esse motivo o professor deve introduzir na sua pratica pedagógica, metodologias e estratégias criativas, utilizando a leitura para buscar o desenvolvimento integral e pessoal do aluno.Destacamos assim a concepção como uma atividade baseada na ligação entre autor-texto-leitor.

DEFINIÇÕES DE GENERO TEXTUAIS E OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM
Gênero textual é a realização lingüística concreta definida por propriedades sócio-comunicativas. Abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reunião de condomínio, lista de compras, outdoor, inquérito policial, bate-papo virtual entre outros.

GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA E GLOBO

1. Revista Veja

“Durante a prisão de um suspeito em São Paulo, a polícia encontrou 112 notas de 50 reais manchadas que estavam imersasem um produto químico dentro de um filtro de porcelana. Interrogado, o suspeito afirmou que ele mesmo tinha elaborado a mistura. Segundo a assessoria do Deic, ainda não se sabe se a técnica já se disseminou entre outros assaltantes. O produto químico foi levado à perícia para ser identificado. As notas apreendidas, porém, estavam apenas parcialmente limpas. Ainda não está claro, portanto, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!