Leitura e produção de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distancia
Pólo de Floriano-Piaui
Curso: Serviço Social

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Componentes:

Maria da Cruz Oliveira RA: 294703
Maria Vlaneide Muniz RA: 301860
Marlene Oliveira Reis Lima RA: 287099
Zelina Martins Cronemberger RA: 301870

FLORIANO-PI, 2011.

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

LEITURA EPRODUÇÃO DE TEXTOS

Floriano-PI, 2011

Objetivo

Essa elaboração consiste em um desafio de aprendizado, para melhorar o aprendizado. E uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto.

A NOVA ORTOGRAFIA

1- Introdução

Em janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordoenvolvendo os oito países que falam a língua portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste). A reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. As novas regras ortográficas, atingem apenas 2% da escrita, deixam praticamente intactas as regras de acentuação gráfica, mas suprimem o trema, simplificam asregras do hífen e eliminam as consoantes mudas, como a letra "c" da palavra exacto.
A reforma começou em 1990, mas sua implantação é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em 2009. As maioresresistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maio de 2008.
Há muita gente que rechaça a unificação, dizendo que há coisas mais importantes a fazer. Quem defende, argumenta que o português é, das línguas mais faladas no mundo, a única que ainda não está unificada.
No Brasil, a reforma ortográfica foioficializada no dia 29 de setembro de 2008, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com a resolução, as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão a lendo até dezembro de 2012. Ou seja, até lá ambas valem no vestibular, nas provas de escolas, nos concursos públicos.
Para corroborar e disseminar este novo regramento o veículo rádio é uma importante ferramenta para os jovens, adultos,população em geral. Com os novos avanços tecnológicos o rádio, ainda hoje, é uma das únicas fontes de informação nas regiões mais distantes. O presente projeto utilizará este meio de comunicação, ou seja, a Sociedade Rádio Integração Ltda, inaugurada em 2 de dezembro de 1978 e que possui alcance regional. Está estabelecida em Restinga Seca, Região Central do RS.
Dos meios de comunicação de massa, orádio é, sem dúvida, o mais popular e o de maior alcance público, não só no Brasil como em todo o mundo. Esta condição foi alcançada ao longo dos últimos anos, tendo em vista várias características, que tornam esse veículo o meio ágil para transmitir qualquer informação.
É o mais privilegiado, por suas características inerentes, entre as quais pode-se destacara linguagem oral, mobilidade,instantaneidade, autonomia e sensorialidade. O rádio fala e, para receber a mensagem é apenas necessário ouvir. Portanto, o rádio leva vantagem sobre os veículos impressos, pois para receber as informações, não é preciso que o ouvinte seja alfabetizado. A penetração é outra de suas características, em termos geográficos, o rádio é o mais abrangente dos meios, podendo chegar aos pontos mais remotos eser considerado de alcance nacional. Livre de fios e tomadas, deixou de ser meio de recepção coletiva e se tornou individualizado. As pessoas podem receber suas mensagens sozinhas em qualquer lugar que estejam. Esta característica faz com que o emissor possa falar para toda a sua audiência como se estivesse falando para cada um em particular, dirigindo-se diretamente aquele ouvinte específico....
tracking img