Concepção de leitura


Segundo kock e Elias (2006,p.9.12),existem três concepções de leitura o foco no autor,no texto e na interação autor-texto-leitor.


A primeira concepção de leitura éentendida como um processo de captação de idéias:o texto é visto como um produto acabado- lógico-do pensamento do autor.Nesta concepção, o foco da leitura esta voltado para o autor e suas intenções, e oleitor desempenha apenas um papel passivo de captar as idéias do texto.


A segunda concepção de leitura é representada como uma atividade de reconhecimento do sentido das palavras e estruturas dotexto,este visto como um produto da codificação de um emissor e decodificação de um receptor,bastando para isso que este ultimo conheça o código linguístico utilizado,pressupõe-se a lingua comoestrutura,como código linguístico.


A terceira concepção de leitura tem seu foco direcionado para a interação autor-texto-leitor.A leitura é vista como uma atividade complexa de produçaõ de sentidos,alingua tem uma natureza interacional-dialógica-e ao contrario das duas anteriores,os sujeitos são ativos,e o sentido do texto é construido na interação texto-sujeitos,não é algo preexista a interação.





(B) Estratégias de leitura:


As estratégias são utilizadas como técnicas ou métodos que os leitores usam para entenderem melhor o texto,podemos utilizar as estratégias extraido dosPCNS de Lingua Portuguesa como a seleção,antecipação,inferência e verificação.Desse leitor espera-se que processe,critique,contradiga,ou avalie a informação que tem diante de si,que desfrute,que dêsentido e significado ao que lê (Sole,2003,p.21).





(C) Leitura e produção de sentidos:


Durante a leitura, o leitor desempenha papel ativo e a capacidade do ser humano de dar direção ascoisas do mundo permite ao individuo o fazer sentido do que ouve ou lê.Embora cada texto lido carregue um sentido pretendido pelo autor,ele é polissêmico e,oferece possibilidades de ser reconstruido a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Leitura e produção de texto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Leitura-e-Produ%C3%A7%C3%A3o-De-Texto/331315.html

MLA

"Leitura e produção de texto" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Leitura-e-Produ%C3%A7%C3%A3o-De-Texto/331315.html>.

MLA 7

"Leitura e produção de texto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Leitura-e-Produ%C3%A7%C3%A3o-De-Texto/331315.html>.

CHICAGO

"Leitura e produção de texto." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Leitura-e-Produ%C3%A7%C3%A3o-De-Texto/331315.html.