Leitura e produção de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2653 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concepção de leitura


Segundo kock e Elias (2006,p.9.12),existem três concepções de leitura o foco no autor,no texto e na interação autor-texto-leitor.


A primeira concepção de leitura é entendida como um processo de captação de idéias:o texto é visto como um produto acabado- lógico-do pensamento do autor.Nesta concepção, o foco da leitura esta voltado para o autor e suas intenções, e oleitor desempenha apenas um papel passivo de captar as idéias do texto.


A segunda concepção de leitura é representada como uma atividade de reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto,este visto como um produto da codificação de um emissor e decodificação de um receptor,bastando para isso que este ultimo conheça o código linguístico utilizado,pressupõe-se a lingua comoestrutura,como código linguístico.


A terceira concepção de leitura tem seu foco direcionado para a interação autor-texto-leitor.A leitura é vista como uma atividade complexa de produçaõ de sentidos,a lingua tem uma natureza interacional-dialógica-e ao contrario das duas anteriores,os sujeitos são ativos,e o sentido do texto é construido na interação texto-sujeitos,não é algo preexista a interação.





(B) Estratégias de leitura:


As estratégias são utilizadas como técnicas ou métodos que os leitores usam para entenderem melhor o texto,podemos utilizar as estratégias extraido dos PCNS de Lingua Portuguesa como a seleção,antecipação,inferência e verificação.Desse leitor espera-se que processe,critique,contradiga,ou avalie a informação que tem diante de si,que desfrute,que dêsentido e significado ao que lê (Sole,2003,p.21).





(C) Leitura e produção de sentidos:


Durante a leitura, o leitor desempenha papel ativo e a capacidade do ser humano de dar direção as coisas do mundo permite ao individuo o fazer sentido do que ouve ou lê.Embora cada texto lido carregue um sentido pretendido pelo autor,ele é polissêmico e,oferece possibilidades de ser reconstruido apartir do universo de sentido do receptor.


O leitor tem liberdade para construir sentidos,mas ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condições de uso.O texto é gerado a partir dos significados atribuidos pelo autor quando em interação com seu mundo de significação,e é recontextualizado pelo leitor,que busca atribuir-lhe significadoa apartir da relação quemantém com seu próprio mundo e com o autor,o qual delimita as possibilidades de construção de novos significados.




Definição de Gênero Textual e os elementos que caracterizam um gênero.
Definida por conteúdos, propriedades funcionais estilo e composição própria. Portanto Gênero Textual pode ser oral ou escrito. Os elementos que caracterizam os gêneros textuais são inúmeros. Apresentamcaracterísticas de comunicação textuais são totalmente maleáveis dinâmicos e pratico. Surgem lado a lado as necessidades e atividades sócias culturais.

1) Lista de Gênero Textual.
Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, noticia jornalística, receita culinária, lista de compra, cardápio de restaurante,bula de remédio, instruções de uso, resenha, piadas, conversa espontânea, bate papo por computador, conferência, aulas virtuais, entre outros.

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na revista veja

1º) Brasileirão: fatores de desequilíbrio influenciam na disputa.
Gênero- crônica
Características- ideias desenvolvidas baseando-se em fatos ocorridos no dia-a-dia ou assunto considerado comumentre nosso meio.

2º) Cientistas desenvolvem relógio biológico primitivo comum aos seres vivos.
Gênero- cientifico
Características- os quais tem origem de pesquisa e estudos ligados à prática acadêmica.

3º) Brasil tem 7000.000 famílias na extrema pobreza.
Gênero- informativo
Característica- expõe uma informação e apresenta uma analise desta informação deixando a população por dentro...
tracking img