Leitura e produção de texto

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
Universidade Anhanguera. Uniderp.

Centro de educação à distância.

Curso: Pedagogia Período letivo
Semestre: 1º
Disciplina: Leitura e Produção de texto

06/2011
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO.

Etapa 1

Leitura, Estratégia e Produção de sentido.

Ler é muito mais que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas, é instrumento de aprendizagem, informação e deleite.A leitura tem que ter finalidade para que haja compreensão, deve ser significativa e motivante, obter informações precisas, seguir instrução de caráter geral, revisar um escrito próprio por prazer, verificando sempre seus objetivos.
Necessita-se possuir conhecimento prévio sobre o assunto do qual está lendo.
Para uma leitura eficaz, precisamos saber quais nossas dificuldades, elas podemser na compreensão de palavras, frases, nas relações que se estabelece entre as frases e no texto em seus aspectos mais globais.
Devemos ter estratégias como uso de dicionário e a continuação da leitura que pode sanar algumas duvida.
Ler significa ser ativo ante a leitura e ter objetivo, se interrogar sobre o conteúdo e sobre a própria compreensão, aprender a encontrar sentido e interesse naleitura.
Na produção de sentido, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade.
A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas pelo modo como o leitor aprende e interpreta a intenção do autor. Defende-se ainda que essa interpretação ocorra no momento de interação leitor e autor, gerando sentidoque variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.
Para Moita Lopes a três concepções de leitura:
1. A leitura é entendida como processo de decifração da escrita, ler é identificar sinais gráficos, som e os sentidos. Um gesto mecânico de decifrar sinais (Martins, 1982 pág. 09).
2. Leitura é entendida como processo de compreensão adotando aspectos cognitivo pelos quaisextraímos o serviço do texto. Nesta concepção o processo de leitura extrapola o processo de decifrar, explorando também a cognição.
3. A leitura é vista como um processo de interpretação. È um fenômeno social, interpretar como os próprios olhos, a partir de uma perspectiva e da experiência pessoal.

Não basta sermos conhecedores de concepção de leitura, já estabelecidos por cientistas da área.Além do conhecimento é necessário praticar as concepções conforme nossa necessidade de informação.
É importante ensinar estratégias para as compreensões dos textos, não como técnicas precisas, mas como compreensão que envolva a presença de objetivos e planejamentos das ações e sua avaliação. As estratégias são responsáveis pela construção de uma interpretação para o texto, uma construção feita deforma autônoma, permitindo ao aluno planejar sua tarefa de modo geral.
Devem-se compreender os propósitos implícitos e explícitos da leitura.
Ativar e aportar á leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo em questão.
Dirigir a atenção ao fundamental, em detrimento do que pode parecer mais trivial.
Avaliar a consistência interna do conteúdo expressado pelo texto esua compatibilidade com o conhecimento prévio e sentido comum.
Comprovar continuamente se a compreensão ocorre mediante as revisões periódicas.
Elaborar e provar inferências de diversos tipos como interpretação hipóteses e conclusões.
A leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam a construção de uma interpretação.
Um dosobjetivos mais importantes na escola é fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente e interprete, essa aquisição da leitura é indispensável para agirem com autonomia na sociedade letrada.
O papel do professor é criar interesse. Uma forma possível de propiciar interesse diferentes suportes para a leitura, incentivando atitudes de interesse e cuidados nos leitores, promover atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!