Leitura e produção de texto

Páginas: 8 (1987 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Bauru

Junho/2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Prof: Adriana Amaral Flores Salles
Profª.Adriane Branco Folkis Pontalti

Alunas: Lucia Helena da Silva Pichinelli - RA: 2338444757
Rosana Santos Rosa – RA: 2322395990
Jussara Aparecida Sá - RA: 2319359205

Bauru

Junho/2011

IntroduçãoPrecisamos educar as crianças e jovens de hoje, para não punirmos os adultos de amanhã. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência, é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.

Etapa 1

A) Concepção de leitura
Ler é construir significados, é traduzir idéias
Leitura é um processo mediante o qualse compreende a linguagem escrita, adquire conhecimentos.
A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido.
Quando o foco é o autor representa o pensamento, onde o autor constrói uma passagem, uma historia, onde ele é dona e sua vontade e suas ações, cabe aoleitor o reconhecimento das intenções do autor e no seu ego constrói uma representação mental e deseja que essa seja absorvida pelo leitor da maneira como foi mentalizada.
Nesse caso a leitura é estendida como a atividade de capitação das idéias do autor, não importando o conhecimento e experiências do leitor.
Quando o leitor foca no texto cabe-lhe o reconhecimento dos sentidos daspalavras estruturas do texto de qualquer modo cabe ao leitor reconhecer a produção do texto tanto na concepção foco no texto quanto foco no autor.

B) Estratégias de leitura
São procedimentos de ensino segundo (cf.solé,2003;21) então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos estas não amadurecem nem se desenvolvem, ensina-se (ou não) aprende-se ou se aprendem (ou não)na estratégia de leitura espera-se que o leitor critique, contradiga ou avalie as informações que tem diante de si, que desfrute, que de sentido e significado ao que Le.
Qualquer ato de leitura tem algum objetivo, desde a leitura de uma despretensiosa tirinha de jornal ate o mais volumoso dos livros. Muitas vezes, a primeira dificuldade enfrentada por alguém incitado a ler é exatamente afalta de clareza do que se pretende com aquela atividade. Não são poucos os casos em que os alunos realizam leituras sem saber para que lêem. Lêem apensas por que é preciso ler, por que o professor mandou. Se tivessem uma orientação inicial mais clara, talvez o exercício fosse mais fácil e certamente mais proveitoso.
Para despertar no leitor o prazer e a prática da leitura, o pedagogo podeutilizar de varias estratégias existentes para esse ato. Há varias formas que podem ser usadas para facilitar a compreensão do leitor, já que cada um absorve o que Le e ouve de uma maneira.
Então vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo a leitura: leitura em voz alta enquanto Le em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosapode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição dos pensamentos: é quando o leitor expõe, verbaliza o que esta pensando a respeito do que lê esta pratica desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que percebam.
Antecipação das informações: diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que Le. Assim, enquantofaz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que vira a seguir. Este método causa tranqüilidade e conforto.

C) Leitura e produção de sentido
Leitura é a atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!