Leitura e produção de tetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa Questionário – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Tema 1: (0,2)
Questão 4:
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
Linguagem e realidade se prendem dinâmica mente. “A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto eo contexto.”

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. SP: Cortez, 1982

Explique a idéia de Paulo Freire a respeito da leitura apresentada no excerto, considerando-se o fator de coerência “conhecimento de mundo/partilhado” somado à interação entre autor, texto, leitor.

Paulo Freire deixa clara a importância da interação entre autor, texto e leitor. Os efeitos de sentido de um textodependem muito do conhecimento de mundo de autor e interlocutor (leitor). Ambos interagem por meio do texto e de suas experiências.

Tema 2: (0,3)
Questão 4
Observe a afirmação:
O conhecimento enciclopédico é, por vezes, definidor da compreensão textual.
Agora leia o excerto:
“Clamava ele que as virtudes aceitas deviam ser substituídas por outras, que eram as naturais e legítimas. Asoberba, a luxúria, a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: ‘Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu...’ O mesmo disse da gula, que produziu as melhores páginas deRabelais, e muitos bons versos de Hissope; virtude tão superior, que ninguém se lembra das batalhas de Luculo, mas das suas ceias; foi a gula que realmente o fez imortal.”
Trecho de A igreja do diabo, de Machado de Assis.

Considerando-se o excerto de “A igreja do diabo”, conto machadiano, responda:
Essa afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta com trechos do texto.

Sim, o excertotrata-se dos pecados capitais, onde o diabo se opõe totalmente a Deus. (...) A soberba, a luxúria, a preguiça, foram reabilitadas e assim também a avareza(...) Nesse trecho, o diabo refere-se à soberba,luxúria,preguiça e avareza como uma economia gorda que tem a filha magra.(...) A ira tinha melhor defesa (...) nesse trecho, o diabo justifica a ira de Aquiles, como o responsável pela Ilíada.(...) Omesmo disse da gula encontra justificativa em Rebelais e seus banquetes.Nesse caso,a imagem do banquete simboliza a devoração dos bens que o homem consegue pelo próprio esforço,como manda a bíblia.(...) Foi a gula que o fez imortal.Nesse trecho,esse triunfo do diabo se opõe a Deus,pois o que torna o homem imortal é sua fé e não sua gula.
Tema 3: (0,3)
Questão 5:

A seguir, leia doistextos publicitários sobre o carro Fusca, divulgados no séc. XX. Observe-os
e identifique o contexto em que cada um foi produzido, considerando-se textos verbais e
não verbais.

ANÚNCIO 1
Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai dirigir.*
Esta é uma das razões para você possuir um Volkswagen.
Caso sua mulher venha a bater em algo com o seu Volkswagen, isto não lhe custará muito. Peças VW sãofáceis de trocar. E baratas. Um para-lama sai fácil sem desmontar metade do carro. E um novo é instalado com apenas 10 parafusos. Por $24.95, mais mão de obras. E uma concecionária VW, sempre tem as peças que você está procurando. A maioria das peças VW são intercambiáveis também. Dentro e fora. Quer dizer que sua esposa não está limitada a amassar apenas o paralama. Ela pode amassar o capô. Arranhar aporta. Ou soltar o para-choque. Isso pode deixar você furioso, mas não vai deixar
você pobre. Então, quando sua esposa for fazer compras no Shopping em um Volkswagen, não se preocupe.Você pode facilmente trocar tudo o que usar para “parar” o carro. Inclusive os freios. (* Texto transcrito integralmente.)

ANÚNCIO 2

Bizz-Bizz-Bizzzuuuummm!*
Chegou o Bizorrão!
V. viu o que a VW aprontou...
tracking img