Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos nós sabemos da importância da leitura para a formação do ser humano e os benefícios que ela nos traz. Devemos ler e compreender o que nos étransmitido através do texto, a opinião do autor e as idéias transmitidas. Isto acaba nos levando á questões sobre a leitura, do tipo: O que é ler? Paraque ler? Como ler? Será que o autor conseguiu transmitir sua ideia? O leitor compreendeu?
A língua têm várias concepções, dentre elas:
LÍNGUA COMOREPRESENTAÇÃO DO PENSAMENTO: neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências eos conhecimentos do leitor.
LINGUA COMO ESTRUTURA OU COMO CÓDIGO: nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificaçãode um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, o conhecimento do código utilizado.
LINGUA COMO INTERAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR:os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que se constroem e são construídos no texto. Nessa perspectiva, a leitura éuma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Podemos ler diferentes tipos de texto em nosso cotidiano:acadêmico, jornais e revistas, panfletos, bula de medicamentos ou livros que nos dão prazer (romances,fictícios...).
Quanto ao sentido do texto, o leitorexplora o texto e percorre as palavras em busca deste sentido. Mas será ele capaz de encontrar o "sentido original", que deu idéia a criação do texto?
tracking img