Leitura e interpretação textual

Páginas: 31 (7680 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresentado à disciplina Estágio Curricular supervisionado Em letras português é um dos requisitos para a aprovação para à disciplina de Estagio e tem como objetivo comprovar a realização de estágio na série do 7º C Ano do Ensino fundamental. Espero que a realização e apresentação deste possam contribuir para meu crescimento profissional e acadêmico. O Estágio deregência de Língua Portuguesa, foi realizado na Escola Ensino Fundamental Pedro de Oliveira Santos, estando o mesmo situado na Rua cândido Teixeira S|N no distrito de Luziapolis na cidade de Campo Alegre do Estado de Alagoas, no período de 20 de junho de 2011 a 8 de julho do corrente ano, estando focado nas séries do Ensino Fundamental Maior.
O Estágio Supervisionado é pratica e a comprovação que ocontato com aluno-professor é de fundamental importância para um futuro ainda, mas promissor no seu campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Pondo em pratica suas ideias e assim como no projeto de interversão buscar soluções que levem o alunado a estar sempre buscando uma aprendizagem. Esserelatório vem refletir sobre nossa atuação, reações planejadas que foram pesquisadas no nosso projeto de intervenção aprimorando nossos conhecimentos e refletindo sobre nossa pratica pedagógica. Ao iniciar uma licenciatura, muitas vezes nos deparamos com a insegurança e o receio de alguns colegas não conseguirmos desenvolver um bom trabalho em sala de aula. Alguns temem não conseguir dominar aclasse, outros se preocupam em não saber todo o conteúdo que julgam necessário, uns questionam-se quanto ao método que adotarão e outros, ainda, anseiam por ministrar aulas. Há ainda uns que se quer pensam em lecionar língua portuguesa. Porém, com o passar do tempo, nós licenciandos passamos por uma transformação desses sentimentos e começamos a nos ver enquanto professores. Essas mudanças começam,possivelmente, a partir das conversas com os colegas, das leituras e discussões em sala de aula, sob a orientação de um professor, ou dos relatos dos colegas que, talvez, já lecionem. Então esse relatório vem a nos mostrar o quanto é importante nosso planejamento e questionamentos perante a tudo isso visando um desenvolvimento educacional para todos.
O direito a educação, que diante longos anosno Brasil significou o direito de matricula em alguma escola, depois dos avanços recentes sobre os direitos individuais consagrados na instituição federal de 1998, significa o direito ao aprendizado. Como são muitas as competências necessárias à cidadania, as diferentes estruturas educativas têm ênfases diferentes. Por exemplo, a família e a religião são forças tão poderosas quanto à escola naformação da visão de mundo e de valores de cada criança ou jovem. Assim sendo a escola não pode ser responsabilizada sozinha pelos insucessos nessas áreas, mas deve responder majoritariamente pelo eventual fracasso de seus alunos no aprendizado de competências cognitivas. O Brasil conta hoje com mais de 50 milhes de alunos matriculados em escolas de educação básica, todos, como argumentados a cimacom Direito, ao aprendizado de competências cognitivas básicas e gerais. Diante disso, compete ao educador junto com seu corpo discente definir melhores maneiras de verificar se essa direito esta sendo mesmo garantido aos alunos.
O ensino de língua portuguesa, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs),deve estar voltado para função social da língua. Esta é requisito básico para quea pessoa ingresse no mundo letrado, para que possa constituir seu processo de cidadania e, ainda, para que consiga se integrar a sociedade de forma ativa e mais autônoma possível. Nesse aspecto, para ser considerado competente em língua portuguesa, o aluno precisa dominar habilidades que o capacitem a viver em sociedade, atuando, de maneira adequada e relevante, nas mais diversas situações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura, interpretação e produção textual
  • a leitura como base para a interpretação textual
  • leitura e interpretação textual
  • Diversidade de gêneros textuais no incentivo a leitura e interpretação de texto
  • Interpretação Textual
  • Interpretação textual
  • interpretacao textual
  • Interpretação textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!