Leitura e internet na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS











JOCÉLIA MOREIRA DA SILVA












LEITURA E INTERNET NA ESCOLA:
NOVOS DESAFIOS SOBRE O USO DO LIVRO IMPRESSO E DO LIVRO ELETRÔNICO




















Feira de Santana
2010
JOCÉLIA MOREIRA DA SILVA
























LEITURA E INTERNET NA ESCOLA:
NOVOS DESAFIOS SOBRE O USO DO LIVRO IMPRESSO E DO LIVRO ELETRÔNICOArtigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Língua Portuguesa.


Orientador: Prof. Especialista Murillo da Silva Neto.












Feira de Santana
2010
LEITURA E INTERNET NA ESCOLA: NOVOS DESAFIOS SOBRE O USO DO LIVRO IMPRESSO E DO LIVRO ELETRÔNICO

Jocélia Moreira da Silva[1]


RESUMO





Esteartigo teve como proposta refletir sobre as transformações nas práticas de leitura e suas modalidades de publicação, visando valorizar o conhecimento editado no livro impresso e no livro eletrônico, a fim de aprimorar a formação de leitores capazes de reconhecer a verdadeira importância do ato de ler, e despertar a opinião crítica e argumentativa do educando em diferentes contextos sociais.Tornando-se um leitor habilitado a estabelecer relações de conhecimento entre o texto impresso e o texto digital. Devido o avanço tecnológico e o fácil acesso a internet que possibilita que crianças, jovens e adultos desfrutem com frequência das diversas leituras oferecidas pela Rede, percebe-se a necessidade de orientar as pessoas a conhecer as vantagens do mundo eletrônico sem perder de vista outrostipos de produção escrita que proporcionem ao leitor um conhecimento amplo e, permita maior interação do pensamento com o mundo ao seu redor, visto que o livro impresso dá ao leitor a visão de totalidade enquanto o livro eletrônico traz uma percepção fragmenta da leitura. O resultado deste trabalho aponta para o professor como principal responsável em mostrar para o aluno o que é o hipertexto e o queé um livro, buscando a compreensão de que a tecnologia reforça a possibilidade de acesso ao texto, mas torna difícil apreender sua totalidade. A função da escola é manter a relação livro impresso/livro eletrônico como complementares entre si, através de práticas de leituras diversas impressas em suportes diferenciados.

Palavras-chave: Leitura. Livro impresso. Eletrônico. Conhecimento. Internet.INTRODUÇÃO



No mundo atual a leitura é considerada uma das ferramentas mais importantes para a aquisição do conhecimento. Ler e aprender são elos da mesma corrente. Propiciar aos alunos o gosto e o prazer de ler e, consequentemente o desenvolvimento da capacidade de interpretar, analisar e criticar é basicamente construir sentidos, retomar relações, apreender informações que estão além daspalavras impressas no papel ou na tela do computador.
O aluno precisa ser mergulhado no mundo da leitura, ela é a base para a aquisição de uma cultura geral, o alicerce da aprendizagem escolar. Entretanto quando se trata do mundo das letras, o brasileiro é considerado como alguém que não gosta de ler. Minini (2004 p. 2) ressalta sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos(PISA), que “[...] o brasileiro decifra letras, le códigos, mas não compreende seus significados, o que se deve principalmente ao baixo índice de leitura”. Porém, é notório que o mundo digital tem aproximado os indivíduos da leitura, visto que a Internet é apreciada por todos, principalmente pelos jovens.
Nesta perspectiva o fácil acesso ao hipertexto – texto apresentado em forma digital – deveser tratado como um meio para que os sujeitos compreendam os diferentes suportes textuais, a fim de adquirir uma relação de proximidade com os dois tipos de leitura com a intenção de descobrir as várias fontes de informação e o prestígio que deve ser dado a cada texto, sem priorizar ou substituir, a leitura impressa pelas leituras realizadas através do computador.
Chartier (2002, p. 116) destaca...
tracking img