Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho será desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Flora Calheiros Cotrin, situado na Rua Assis Chateaubrinand, n° 7643 bairro Esperança da Comunidade que fica localizado numa região caracterizado por famílias de classe social popular. E uma escola que possui uma equipe gestora, com diretor Francisco Leonilson Carlos de Souza, tem pormodalidades de ensino o fundamental e Médio do 6º ao 3° ano do 2º grau com educação regular e EJA, possui vinte e duas salas de aulas, 2.650 alunos matriculados, 86 Professores e Técnicos de Apoio, atendendo em três turnos. Com vários projetos pedagógicos, entres eles: Mais Educação, 2º Tempo, Escola Aberta, Reforço Escolar, Horta Comunitária, Rádio Escolar, Jogos Internos. Conta com um espaçoprivilegiado para práticas de educação física.
Os alunos são avaliados com avaliação escrita, produções de trabalhos em sala de aulas com pesquisas feitas em livros e no laboratório de informática.
Este projeto tem como tema a função social da leitura e escrita visa apoiar o desenvolvimento dos alunos na sala de aula e fortalecer a aprendizagem.
1.1 TEMA: ESCOLA E DEMOCRACIA DERMEVAL SAVIANI
1.2SUB TEMA: A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA
1.3 DELIMINTAÇÃO DO SUB TEMA:
1.4 PROBLEMA:
É lamentável que, no Brasil, a escola, lugar fundamental para a pessoa desenvolver sua capacidade de linguagem, continue limitando-se, na maioria das vezes, a um ensino mecânico.


2. JUSTIFICATIVA

A leitura e a escrita, é a ferramenta básica de inserção no mundo, é o elemento articuladorde diferentes linguagens, é o instrumento para interação com diferentes áreas do saber, e é o meio de demonstração do sentir e do pensar. Trabalhar a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar exercita a socialização, pois a livre expressão é responsável por grandes mudanças sociais.

3. OBJETIVOS:

GERAL: Contribuir para aumentar as oportunidades de acesso a aprendizagem,permanência e participação sócio - educativa dos alunos do ensino fundamental com vista a construir um processo de desenvolvimento na leitura e na escrita.

4. Referencial teórico


4.1 Resumo do livro

A Escola e Democracia, de Demerval Saviani, pretende investigar, de maneira clara e objetiva, como o autor analisa a intervenção das diferentes teorias pedagógicas na questão damarginalidade, retratar um de seus principais objetivos, que é o de “sacudir” a máquina político-educacional, balançando as Curvaturas das Varas em busca de seu equilíbrio ideal e compreender a Pedagogia Histórico-Crítica proposta.
Estas obras e uma reflexão ampla, sobre a questão da educação, nos ajudando a identificar as causas da marginalidade, a relação escola-sociedade e também o papel do professor, bemcomo o conteúdo aplicado na Pedagogia Tradicional, Nova, Tecnicista, que são os principais enfoques do autor.
No decorrer da elaboração deste trabalho, foi possível observar que, ao apresentar suas teses, o autor convence seus leitores através de uma exposição precisa de seus argumentos, fazendo com que estes sintam-se intrigados e ao mesmo tempo motivados a remontar uma visão crítica que busqueuma educação que consiga compartilhar com os aspectos político-sociais altamente complexos.

A PEDAGOGIA TRADICIONAL

A constituição dos chamados "sistemas nacionais de ensino" data de inícios do século passado. Sua organização inspirou-se no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado. O direito de todos à educação
decorria do tipo de sociedade correspondente aosinteresses da nova classe que se consolidara no poder: a burguesia. Tratava-se, pois, de construir uma sociedade democrática, de consolidar a democracia burguesa. Para superar a situação de opressão, própria do "Antigo Regime", e ascender a um tipo de sociedade fundada no contrato social celebrado "livremente" entre os indivíduos, era necessário vencera barreira da ignorância. Só assim seria possível...
tracking img