Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TAPAJÓS-FAT











AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS DE LETURA E ESCRITA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇAO










Acará
2012


ELMA CORREA DA SILVA
MARIA ROSANGELA MATIAS DA SILVA
ODILEIA MATIAS PINTO


AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS DE LETURA E ESCRITA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇAO





Projeto apresentado como trabalho de pesquisa deCurso em Educação para obtenção de notas sob orientação da Prof Elma Correa da Silva, Maria Rosangela Matias da Silva e Odileia Matias Pinto
Orientadora: Profa. Maria do Socorro Quaresma e Silva.





Acará
2012



• Os professores reconhecem quando é adequado ensinar a pensar em situações de vivência do aluno e os pais participam da vida escolar do filho com frequência?
Os problemasde crianças com dificuldades de ler e escrever e compreender dificulta o processo de ensino aprendizagem.
Pesquisa concluída na escola Manoel Jose da Silva com os alunos da alfabetização e professores.
A presente pesquisa intitula-se “As causas da deficiência nos processos de leitura e escrita na classe da alfabetização” e tem por objetivo compreender os principais fatores que evidenciam umdéficit em alunos de inteligência “normal” no processo de alfabetização. De forma mais especifica, objetiva analisar o problema da aprendizagem enquanto vinculado a dificuldades na identificação dos sons e das grafias, na compreensão e interpretação da leitura e escrita e pretende investigar como é utilizado os processos de leitura e escrita na classe de alfabetização.
Possivelmente esta pesquisairá verificar se os professores estão preparados (atualizados); quais as dificuldades devido a falta de estudos mais avançados e se estão explorando a vivência do aluno juntamente com o processo de leitura e escrita.
Será possível também comprovar a presença dos pais na visa escolar da criança, verificar os subsídios existentes na escola e se os professores sabem manuseá-los.
• Investigar como éutilizado o processo leitura/escrita na classe de alfabetização.
• Levantar juntamente com profissionais da educação as dificuldades na alfabetização;
• Verificar a necessidade de integração de pais, alunos e professor no processo leitura/escrita;
• Fazer um levantamento dos subsídios que apoiam o professor no processo ensino/aprendizagem;
• Investigar se o Educador dá importância à vivência doaluno durante o ensino da leitura e escrita.
Quando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade (tarefa). Então a função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social.
. Propor práticasdiscursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades. Tendo como objetivo analisar as dificuldades de alfabetização.
Verificando os métodos para identificá-las e tratá-las. A metodologia utilizada neste estudo será a pesquisa em fontes bibliográficas (livros, artigos).
Os resultados permitirão a possibilidade de identificação das dificuldades de aprendizagem noprocesso de alfabetização e como tratá-las logo no início.
O tratamento se dá no início pela observação para depois ingressar no acompanhamento psicológico, terapêutico e também acompanhamento psicopedagógico oferecido pela equipe escolar em sala de aula ou fora dela.
Muitas das atividades trabalhadas no dia-a-dia escolar ajudam a criança no desenvolvimento de suas faculdades intelectuais (escrita eleitura).
MORAIS (1994) afirma que com frequência os professores procuram explicar por que o aluno não aprende, atribuindo a culpa, apressadamente, a aspectos isolados, deficiências de natureza biológica, psicológica e cultural, carências de diferentes tipos, em detrimento de pesquisas mais abrangentes e de análises mais criteriosas capazes de esclarecer a situação.”
Já para FONSECA (1995) as...
tracking img