Leitura e escrita: uma abordagem reflexiva para formação de leitores das crianças do 1°ano da escola elpídio ribeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E ESCRITA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES DAS CRIANÇAS DO 1°ANO DA ESCOLA ELPÍDIO RIBEIRO
Robério Ribeiro de Sousa

RESUMO: O presente artigo aborda o processo de aprendizagem de leitura e escrita das crianças do 1°Ano de uma escola publica de Sobral, para realização da pesquisa de campo,objetivando investigar para analisar a metodologia usada pela professora eescola.Os teóricos que deram suporte a este estudo foram: BRASIL(2001);Oliveira(20 07),PROFA(2001),PEREZ e GARCIA(2001),MARTINS(2009),RIOS e LIBANIO(2009),Vygtsky(2000),FERREIRA TEBEROS(1979),COSSON(2006),dentre outros quais enfocam o processo de leitura e escrita.Para constatar a metodologia utilizada pelo professor e escola,foi realizada uma investigação cientifica por meio da pesquisa deobservação e coleta de dados através de questionários.Os dados revelam um ensino aprendizagem centrado na decodificação,distanciando-o para uma formação leitora e ocasionando nos educando um analfabetismo funcional,no qual o aluno não compreende o que leu.
Palavras - chave: Leitura,escrita,formação leitora,metodologia.

1.INTRODUÇÃO
Através desse artigo objetiva-se fazer uma breve reflexão comoesta sendo o aprendizado da leitura e escrita. Sabendo dos muitos desafios enfrentados pela escola em garantir ao educando um ensino de qualidade e que este reconheça que mesmo antes de entrar na escola já tem construído conceitos acerca da leitura e escrita.
Segundo CASTANHEIRA, MACIEL e MARTIN (2007), o ato de ensinar a ler e escrever, é mais do que possibilitar o simples domínio de umatecnologia,cria condições para a inserção do sujeito em praticas sociais de consumo e produção de conhecimentos e em diferentes instancias sociais e políticas.
Sobre o processo de alfabetização para RIOS e LIBANIOS, (2009) pág 33, o domínio da língua oral refere-se a capacidade de ler e escrever ,de fazer o uso do objeto de escrita e leitura ,tanto na dimensão da alfabetização como no âmbito noletramento.A alfabetização e o letramento são processos que mesclam e coexistem na experiência de leitura e escrita nas praticas sociais.
A forma como a criança constrói seus conceitos de leitura é essencial , para muitos atribui o ato de leitura como ato de decodificar e a escrita como processo de aquisição da fala, trabalhando assim mecanizados com material sem uso social tornando a leitura desprovidado mundo em que a criança esta inserida.Sobre essa perspectiva não se pode mais transformar a leitura em exercício de repetição de textos formados por frases soltas sem sentido.Para FREIRE 1989,processo que envolvia uma compreensão critica do ato de ler ,que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita,mais que se antecipa e alonga na inteligência do mundo .Aleitura do mundo precede a leitura da palavra ,daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
O interesse em realizar esse pesquisa surgiu a partir de uma reflexão do método de alfabetização utilizado no 1° Ano do Ensino Fundamental.Através de observações pude perceber a mecanização do ensino, onde através destes o aluno lia, mas não compreendia seusignificado.
As dificuldades muitas vezes apresentadas pelos alunos são conseqüências decorridas do método de alfabetização ao qual a criança esta inserida. A partir desta constatação de uma situação-problema merecedora de maior aprofundamento teórico e investigação cientifica foram levantadas aos seguintes questionamentos:que tipo de leitor a escola esta construindo? O que dizem os autores sobremétodos de alfabetização?O que a escola pode fazer para o aluno torna-se leitor/escritor proficiente.
O seguinte estudo teve como objetivo investigar o processo de leitura e escrita pelas crianças do 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola publica de Sobral-Ceará a partir de uma reflexão da pratica docente,analisando o modelo de alfabetização como conseqüência alfabetização informal onde o...
tracking img