Leitura e escrita na alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD

Município: Belém

Estado: Pará

Turma:

Pólo: Belém

Tutor(a): Júlio César da Silva Corrêa

Semestre/Ano: 2009

LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO[1]

Sheila Alves de Araujo[2]

Leoneli Magalhães de Souza[3]

RESUMO

O presente artigo se propõe a relatar os resultados de umapesquisa-ação de cunho qualitativo realizada entre os meses de Junho e Agosto de 2009. O objeto de análise deste estudo é verificar o processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Para tal análise, tomou-se como referência o projeto “Leitura e escrita na alfabetização”, uma experiência realizada com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino FundamentalSilvio Leandro. Tal Projeto se propôs a trabalhar a importância da alfabetização no processo de ensino-aprendizagem, bem como verificar e trabalhar as dificuldades de expressão e compreensão da língua escrita destes alunos, privilegiando o gênero Folclore nesse processo. A prática pedagógica deste Projeto propiciou um conhecimento novo e atraente e um rápido retorno por parte dos alunos, comconseqüentes mudanças de atitudes em relação ao uso da leitura e da escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, alunos, leitura e escrita, ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

This article aims to report the results of an action research with qualitative held between June and August 2009. The object of analysis in this study is to verify the acquisition of reading and writing of students in 3rd year ofelementary school. For this analysis, taken as reference the project "Reading and writing in literacy," an experiment with students of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Silvio Leandro. This project set out to work the importance of literacy in the teaching-learning process and verify work and the difficulties of expression and comprehension of written language ofthese students, taking the gender Folklore in the process. The pedagogical practices of this project provided a new knowledge and engaging and a quick return by students, with subsequent changes in attitudes regarding the use of reading and writing.

Keywords: Literacy, students, reading and writing, teaching and learning.

Introdução

Ao analisarmos a história da alfabetização, percebemosque o termo começou a ser utilizado na década de 1910 para se referir ao ensino inicial da leitura e da escrita. Poucas pessoas tinham oportunidade de ler e escrever, pois a educação era privilégio apenas da classe dominante e geralmente ocorria no lar ou de maneira informal. Com a criação das escolas formais, coube às mesmas a responsabilidade de alfabetizar os alunos. Essa escolarização foimarcada por uma aprendizagem mecânica de decodificação e codificação do sistema escrito. Na verdade a língua era tratada como um código a ser transmitido aos alunos de maneira mecânica e repetitiva.
Este ensino fundamenta-se nos métodos sintético[4] e analítico[5] e orientam uma didática mecanicista de aquisição de conhecimento, priorizando as conexões estímulo e resposta. Esse modelopressupõe que o indivíduo registra na mente as informações exteriores que vão construir as representações.
Segundo Teberosky e Ferreiro (1986) a aprendizagem da língua escrita não é um processo mecânico, mas conceitual em que o aluno elabora hipóteses sobre o que está aprendendo e evidencia o conflito cognitivo para construção de novas idéias. Dessa forma, o objeto a ser ensinado precisa serapresentado como um todo e não em partes como pressupõe a concepção citada acima. Desse modo, o sujeito adquire papel fundamental como agente ativo no processo de aquisição do conhecimento. A alfabetização não é mais vista de maneira mecânica e repetitiva.
Na visão de Leite (2001, p. 25) há duas concepções de alfabetização, a primeira (tradicional), a escrita era uma simples representação da...
tracking img