Leitura textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de tipo de Leitura Textual
Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injunção e diálogo.

Descrição – tipo de texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, por sua função caracterizadora.Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade.

Narração – modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é opassado. Estamos cercados de narrações desde que nos contam histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho ou Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.

Dissertação – estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de idéias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. Presença de estrutura básica: apresentação da idéiaprincipal, argumentos, conclusão. Utiliza verbos na 1ª e 3ª pessoas do presente do indicativo. É a modalidade mais exigida nos concursos em geral, por promover uma espécie de “raio-X” do candidato no tocante a suas opiniões. Nesse sentido, exige dos candidatos mais cuidados em relação às colocações, pois também revela um pouco de seu temperamento, numa espécie de psicotécnico.

Exposição -apresenta informações sobre assuntos, expõe idéias; explica, avalia, reflete. Sua estrutura básica é formada por: idéia principal, desenvolvimento, conclusão. Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está empregada no presente do indicativo.

Injunção - indica como realizar uma ação; aconselha. É também utilizado para predizer acontecimento e comportamentos. Utilizalinguagem objetiva e simples. Os verbos são, em sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente.

Diálogo - materializa o intercâmbio entre personagens. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.

Coerência e coesão
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita detrabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.
A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhadoentre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
Definição Especifica
-Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.-Coerência - É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coerência é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase.
Gêneros textuais: conceito, suporte. Linguagem e meio de veiculalção.
Conceito :
Gêneros textuais são tiposespecíficos de textos de qualquer natureza, literários ou não literários.
Suporte linguagem e meio de veiculalção:
Modalidades discursivas
Constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem.
Dessa forma, podem ser considerados exemplos de veiculação de gêneros textuais discursivas: anúncios, convites, atlas,...
tracking img