LEITURA TEXTO SENTIDO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA






LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO











Atividade Prática Supervisionada (ATPS)entregue como requisito para conclusão da disciplina ``Leitura e produção detexto``, sob orientação do professor-tutor a distância Talita Daiane Ruis.













Passo Fundo, Junho de 2012.
INTRODUÇÃO


A linguagem humana pode ser concebida como a representação do mundo e do pensamento, concretizada em um código através do quais os homens recebem e interpretam mensagens que refletem seus pensamentos e seus conhecimentos de mundo. Trata-se, ainda, deuma atividade que pressupõe interação, diálogo, uma vez que, através da linguagem, os indivíduos produzem textos (orais ou escritos),cujo sentido se faz a partir da interação falante/ouvinte, escritor/leitor. Na prática da leitura e produção de texto, é importante considerar a linguagem como ação social. “O nosso pensamento se origina e se forma no processo de interação e luta com pensamentosalheios, o qual não pode deixar de refletir-se na forma de expressão verbal do nosso.” (Bakhtin, 1992). Assim sendo, ler e elaborar textos são atividades interativas, através das quais se produz sentido a partir de conhecimentos de naturezas diversas compartilhados entre aqueles que participam do processo de interação. Quando se interage através da linguagem, sempre se tem um objetivo, um fim a seratingido: há relações para se estabelecer, efeitos que se pretende causar, comportamentos para desencadear, ou seja, com o uso da linguagem existe sempre a pretensão do enunciador de atuar, de alguma maneira, sobre aquele que recebe a mensagem e, assim, obter dele determinadas reações (verbais ou não-verbais).Diante disso, os gêneros textuais tornam-se variados. Nas palavras de Bakhtin(1992):“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana. (...) O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo temático e por seu estilo verbal, ou seja,pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais – mas também, e sobretudo, por sua construção com posicional.
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO


A importância de se cultivar o hábito de leitura, sua necessidade na nossa vida, bem como a leitura nas escolas na formação de leitores é entendida como um processo de decifração que perpassa pela concepção,por estratégias, além da leitura e produção dos sentidos.
Saber ler não é apenas ler é sim aprender e raciocinar. Para entender o significado do texto que esta lendo o leitor tem de elaborar uma interpretação, não é fácil ler um texto sem conseguir construir uma interpretação. Ler é compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. Pois se o alunoo ler compreensivamente e aprender a partir da leitura, ele estará aprendendo a aprender. A leitura, na sua concepção, tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, oferecendo recursos para que possam interpretar e compreender os textos lidos, e ampliar a capacidade que possam manifestar sentimentos e opiniões.
Para uma boa leitura, geralmente recorremos há algumas estratégias naconstrução dos sentidos e ela começa com antecipações e hipóteses com base em nossos conhecimentos. Inicialmente levantamos hipóteses ao nos depararmos com o título do texto, que no decorrer da leitura do texto será confirmada ou não. Colocando em pratica a leitura nos respaldaremos em nossos conhecimentos arquivados na memória, arquivamos novas informações, interferimos, comparamos, questionamos ,...
tracking img