Leitura: processamento, ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Dentre as muitas formas de leitura, a da palavra escrita é sem dúvida a sustentação de todo o conhecimento humano. Por essa razão, é inadmissível que haja pessoas na era atual que não saibam ler, pois isso as torna marginalizadas na sociedade. Além disso, percebe-se que há várias formas de leitura e com objetivos diferentes. Há os que leem por prazer, por necessidade, por obrigação,e aqueles que afirmam que não gostam de ler. O que não é possível é não ler, pois a leitura é a base para toda e qualquer área do conhecimento, profissional e em atividades sociais.

Este trabalho atem-se ao processamento cognitivo da aprendizagem de Leitura da palavra escrita e procura explicar o que acontece no cognitivo do aluno durante a aprendizagem dessa leitura. O objetivo é compreendercomo se processa essa aprendizagem, o que se esconde por trás das dificuldades que alguns alunos apresentam e até que ponto estratégias facilitadoras de leitura podem ser eficazes.

Tudo teve início com reflexões sobre o fato de que as civilizações desenvolvidas que habitam o planeta Terra têm a sua cultura alicerçada e documentada por meio das escritas baseadas em códigos. A decodificação paraa compreensão dessas escritas é o que chamamos de Leitura.

É comum ao andarmos pelas ruas sermos abordados por panfleteiros que nos entregam um texto que, na maioria das vezes, não lemos na íntegra, basta-nos passar os olhos e já sabemos do que se trata, se interessa ou não o seu conteúdo; outras vezes ao ler um texto, parece que nos perdemos e temos que voltar atrás, algumas palavras e atéparágrafos inteiros, para recomeçar a leitura mais devagar, prestando mais atenção, na tentativa de retomar o ritmo da leitura e assimilar o significado.

É sobre o processo que ocorre inconscientemente nas pessoas, ao aprender e desenvolver a habilidade da leitura, que este trabalho foi construído, além de tentar explicar as diferenças entre os vários tipos de leitura e de leitores.

Estádividido em três capítulos. No primeiro discorremos um pouco sobre a história da escrita e, consequentemente, da leitura; sobre a amplitude do significado da palavra “Leitura” e a quantos universos é possível nos levar. No segundo, explicamos o que acontece durante a leitura no interior do indivíduo, como se dá o processamento da informação, que é a palavra escrita, no cognitivo do leitor e o caminhoque percorre essa informação até encontrar um significado. No terceiro, abordamos o ensino e aprendizagem da leitura e nos leva a entender o porquê de muitas pessoas afirmarem que não gostam de ler.

O tema é bastante amplo e o resultado desta pesquisa é apenas um vislumbre do que se passa a respeito. Foi baseada na revisão de literatura sobre o tema “Leitura”, com afunilamento para oprocessamento cognitivo, ensino e aprendizagem.

CAPÍTULO I

LEITURA

O ser humano é bem mais antigo do que a escrita. Todo o conhecimento humano acumulado até o momento foi construído gradativamente baseado em experiências pessoais, individuais e coletivas, experimentadas em seu meio ambiente, na interação com outros seres, na realidade de cada dia vivido. Esse conhecimento partilhado se adquiriu e seexpandiu através da leitura de vários tipos de linguagens.

Isso porque o ser humano, mais do que qualquer outro animal na natureza, necessita comunicar-se e interagir com os seus semelhantes e até com os outros animais.

1. Um pouco da História da Escrita

O surgimento da escrita e, conseqüentemente, da leitura caminha paralelo ao desenvolvimento da civilização.

Segundo Amaral(s/data), alguns autores afirmam que sua origem se deu há 50.000 anos, baseados em descobertas de incisões em pedras e ossos, outros datam de 30.000 anos, considerando figuras gravadas ou pintadas. Muitos afirmam que os pictogramas foram a primeira grande invenção do homem no domínio da escrita, outros indicam a escrita suméria como a mais antiga, levando em conta seu caráter mais aproximado da...
tracking img