Leitura: práticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DOS PCN’S DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

1 TEMA
Os gêneros textuais no contexto dos PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

1.2 PROBLEMA
Quais são gêneros textuais a serem trabalhados em sala de aula de acordo os PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental?

1.3 OBJETIVOS
- Analisar as abordagens sobre leitura e gêneros textuaisna sala de aula preconizadas pelos PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

1.3.1 Especificos
- Identificar as abordagens sobre leitura nos PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
- Conceituar as abordagens sobre leitura de acordo com a corrente teórica.
- Discutir os gêneros textuais apresentados nos PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental,

2 REVISÃO DELITERATURA

2.1 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um tema de debates sobre as práticas de ensino e aprendizagem por educadores e pesquisadores, com o objetivo de dar visibilidade ao contexto da educação no Brasil.
Os PCN’s de Língua Portuguesa fundamentam-se na teoria dos gêneros textuais, postulando que as atividade que envolvam a língua materna,especialmente, no que diz respeito aos recursos expressivos da linguagem, de forma oral e escrita. Isso permite aos participantes desses processos de ensino e aprendizagem a adaptação de suas atividades lingüísticas, com eficiência, no âmbito social comunicativo de que já fazem parte e dos quais participarão. Assim, os trabalhos com a Língua Portuguesa devem objetivar a extensão das diversaspossibilidades do uso da linguagem, qualquer que seja a forma com que venha a se realizar.

JUSTIFICATIVA

A escolha dos PCN’s como objeto de análise justifica-se pela sua importância na edificação de uma educação que objetiva qualidade. Assim, ao ser utilizado como suporte para orientar as práticas de ensino de língua materna, poderá contribuir para melhorar a educação dos estudantes em termos dedesenvolvimento da linguagem e postura crítica, diminuindo a desigualdade social no contexto educacional e conseqüentemente fora dele.
Esse assunto exigiria pesquisas mais abrangentes que demandariam tempo e espaço não condizentes com a delimitação deste estudo. Dessa forma, as considerações, aqui apresentadas, restringem-se ao objetivo de pontuar questões centrais relativas aos processos de ensinoe aprendizagem perpassados pela teoria dos gêneros textuais ilustradas nos PCN’s de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.
Para uma discussão coerente e esclarecedora, a primeira parte deste trabalho faz uma discussão teórica sobre gêneros textuais e suas implicações para o processo de aprendizagem e desdobramentos para o ensino de língua materna, a partir de importantes autores que desenvolvemuma abordagem teórica sobre o referido assunto. Na seqüência, discute-se a perspectiva sociointeracionista, na qual esse objeto se inscreve, a fim de ressaltar as relações estabelecidas com a teoria dos gêneros textuais.
Dando continuidade ao desenvolvimento do estudo, a proposta de ensino de Língua Portuguesa é apresentada, destacando-se as considerações do referido documento acerca da mençãoaos gêneros textuais e às vantagens em direcionar o trabalho em sala de aula de Língua Portuguesa de acordo com a perspectiva teórica dos gêneros textuais, a fim de estimular e desenvolver o senso crítico dos alunos frente à linguagem e à sociedade. Ao término, é apresentada uma sugestão, proposta por Martin (1999), de como abordar um gênero textual em sala de aula.

2.2 GENÊROS TEXTUAIS

Areferência a gêneros textuais remete diretamente a textos orais ou escritos concretizados em eventos comunicativos. Essas entidades empíricas são as diferentes práticas discursivas que fazem parte de nossa vida nos diferentes âmbitos sociais que estamos inseridos, são textos definidos por sua composição, estilo e, principalmente por seus propósitos comunicativos3, nascentes da união de forças...
tracking img