Leitura para toda escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura para toda a escola
Lendo e Aprendendo

OBJETIVOS
• Gerais Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita, e envolver toda a organização escolar num projeto de leitura e escrita.
• Para a direção e a coordenação Promover a formação constante dos professores e estabelecer metas que pudessem ser atingidas por todo o grupo.
•Para os alunos Desenvolver o comportamento leitor e escritor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas.
• Para os professores Ler diariamente para os alunos, possibilitar o acesso a diferentes materiais de leitura e a ações de estímulo ao comportamento leitor e realizar projetos didáticos de produção textual.
• Para os funcionários Ler diariamente e valorizar os espaços deleitura.
• Para os pais Participar de momentos de leitura com as crianças.
ANOS
Todos, com foco no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

CONTEÚDOS
• Diferentes propósitos de leitura.
• Linguagem escrita e produção de texto.
• Produção de texto oral com destino escrito.
• Características de diferentes gêneros literários.

TEMPO
Três anos.
MATERIAL NECESSÁRIO
Livros literários einformativos de qualidade, fantoches, malas de histórias, almofadas, mesas e armários para a organização do acervo.

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA Reconhecimento e planejamento
O programa começou com as gestoras analisando as necessidades da escola com base nos registros de avaliação dos anos anteriores, em questionários respondidos pelos professores e em avaliações escritas feitas pelos alunosdo primeiro ciclo. Em três meses, o novo projeto pedagógico foi elaborado, com metas simples de ser cumpridas - como ler em voz alta para alunos e funcionários todos os dias, fazer com que os alunos lessem um livro por semana, estimular o reconto das histórias lidas em sala de aula, organizar atividades individuais e coletivas de produção escrita, estruturar um projeto coletivo de produção de umlivro.

2ª ETAPA Novas propostas de formação
Com o projeto pedagógico em mãos, a equipe gestora organizou a formação para os professores em encontros semanais de uma hora, mais uma reunião de quatro horas a cada dois meses. Nos primeiros, eram abordados temas que surgiam nas avaliações, como hipóteses de leitura e escrita, o que os alunos aprendem quando o professor lê para eles ou quando leemsozinhos, produção e revisão de texto, ortografia e pontuação. Nas análises bimestrais, eram expostas e discutidas teorias e apresentadas novas atividades para a sala de aula. Tudo isso fez com que os envolvidos passassem a considerar importante a leitura dentro e fora da escola.

3ª ETAPA Envolvimento da comunidade
Os pais foram convidados a conhecer o projeto e incentivados a ler para osfilhos ainda não alfabetizados ou a pedir que as crianças maiores recontassem as histórias lidas na escola. Com o tempo, pais e mães que levavam os filhos para a aula tiveram a ideia de ler para eles enquanto aguardavam o ônibus ou durante o trajeto. Os funcionários não ficaram de fora: diariamente, durante 30 minutos, o pessoal de limpeza, administração, cozinha e manutenção interrompia suasatividades para ouvir romances, contos e crônicas lidos por alguém da direção. Cláudia e Silvana selecionaram textos cujo enredo tivesse interesse para eles, como o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. No início de cada reunião pedagógica, os professores ouviam a diretora ou a coordenadora pedagógica ler textos e trechos de livros. Com o passar do tempo, cada professor ficou encarregadode escolher um livro, ler para os colegas um trecho e compartilhar com o grupo sua opinião.

4ª ETAPA Criação de espaços de leitura
Logo no começo, a equipe diretiva percebeu que, mesmo com um projeto pedagógico bem estruturado e pessoas motivadas, era preciso criar espaços apropriados para as novas atividades. Assim, os acervos distribuídos entre as classes foram organizados numa só sala...
tracking img