Leitura orientada_ Giulio Argan

1017 palavras 5 páginas
Leitura orientada –
ARGAN, Giulio C. Arte Moderna. Companhia das Letras, São Paulo:2010.
Capítulo 6: A época do racionalismo: urbanismo, arquitetura, desenho industrial – pgs 263-289

1- Após a 1ª grande guerra, os problemas da cidade industrial européia, anteriormente apenas esboçados, agravaram-se e tornam-se assuntos prementes dos arquitetos. A função do arquiteto torna-se acima de tudo a do urbanista.
Comente os 5 aspectos da cidade, citados pelo autor, que os arquitetos tiveram que enfrentar no primeiro pós guerra.
( Argan, pg 263)

2- A luta da arquitetura moderna, de modo geral, foi uma luta política e estética entre forças progressistas e forças conservadoras reacionárias. Embora a arquitetura moderna tenha particularidades em cada país onde aconteceu, de modo geral, os princípios que a regem são os mesmos. Discorra sobre os 5 princípios fundamentais ressaltados por Argan. ( Argan, pg 264)

3- O racionalismo é a resposta ética, política e estética da sociedade europeia às atrocidades (irracionais) da guerra. Por que para Le Corbusier um navio é tão belo como o Partenon, na Grécia? (Argan, pg. 265)

4- Quais são os cinco pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier? Descreva-os e depois faça esboços (croquis) ilustrando os 5 pontos – (slides aula 3/4 e apostila mila Pgs 3 e 4) obras de referência Villa Savoye e/ou Maison Dom-ino.

5- A Bauhaus estabelece como missão a aproximação da arte com a indústria. Explique o que a busca por uma forma padrão , um Tipo, tem a ver com a proximidade entre arte e indústria. (Argan,pg 271)

6- Qual a diferença entre a abordagem de Gropius e a de Mies van Der Rohe diante da missão do arquiteto no pós guerra? (apostila mila pg 8), (Argan, pg 277)

7- Faça esboços que explicitem a relação da obra de Mies Van Der Rohe com os planos verticais e horizontais em sua obra –obras de referência nos slides: Pavilhão de Barcelona, Lakeshore Drive e Farsworth House. – nos slides ou na internet

Relacionados