Leitura na universidade - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A Leitura na Universidade
Novas concepções de leitura
Anteriormente, ler era entendido como o ato de decodificar o significado de cada palavra, o que justifica as antigas atividades escolares nas quais o professor pedia ao aluno que copiasse todas as palavras desconhecidas e, em seguida, procurasse, no dicionário, o significado de cada uma delas. Mary Kato, a linguista, lembra que há duasposições teóricas opostas: a leitura ascendente e a descendente. Aquela é a que considera o texto como o detentor do sentido, ou seja, todo o saber está contido nele e o leitor é apenas o receptor de suas informações que são indiscutíveis. Esta, contudo, aponta que o texto serve, somente, como confirmador das hipóteses do leitor e este é a única fonte de sentido.
A linguista posiciona-se a favor deuma terceira hipótese, a interacionista, na qual a leitura se dá através da interação entre texto e leitor e a leitura é efetivada a partir do momento em que a contribuição do texto e a contribuição do leitor se encontram. Tal noção já permite pensar em múltiplas leituras uma vez que cada leitor tem experiências de vida diferentes e traz esses conhecimentos para o texto.
Já na concepçãodiscursiva da leitura autor e leitor são sujeitos historicamente determinados e ideologicamente constituídos e estão sujeitos às vozes da cultura de seu tempo, dessa forma, cabe ao leitor interpretar o texto dentro do seu contexto e ao autor, respeitar a interpretação do leitor. Assim o moderno professor de leitura deve estar disposto a abrir-se às “múltiplas leituras” de seus alunos, a fornecer à classeinformações sobre as condições de produção do texto e a oferecer novas perspectivas de atribuição de sentidos, tornando o aluno-leitor em um co-autor do texto.

Os níveis de leitura
Segundo Maria Helena Martins a aprendizagem da leitura vem a partir do momnto em que a curiosidade se transforma em necessidade e esforço para alimentar o imaginário, desvendar os segredos do mundo e dar a conhecero leitor a si mesmo através do que lê e de que forma a leitura é realizada, ela afirma que três níveis de leitura podem ser considerados:
1. Sensorial

O livro, antes de ser um texto escrito, é um objeto com determinadas características físicas (cor, textura, cheiro, etc.) que despertam o interesse do leitor uma vez que tocam sua visão, seu tato, seu olfato, etc. A criança é particularmenteatraída por tais características, já no adulto a atração ou rejeição pelo aspecto físico do livro é mais contida. Dessa forma, a resposta física ao aspecto do livro conta como primeira impressão.
2. Emocional
O nível emocional da leitura lida com sentimentos, fantasias e emoções. São os textos que nunca são esquecidos devido ao fato de despertarem diversas emoções. A partir de tal leituraemerge a empatia com determinadas personagens num processo de identificação. O texto é considerado mais como um acontecimento do que como um objeto.
Merece reflexão devido ao fato de poder ser alienante e perniciosa ao se tornar um modo de fuga da realidade, todavia pode ser considerada como uma forma agradável de alimentar fantasias, estimular o imaginário e desenvolver a criatividade, tornando-seuma paixão enriquecedora.

3. Racional

O nível racional da leitura lida com um processo atualizado, referenciado e tem caráter reflexivo e dinâmico uma vez que o leitor participa do processo de compreensão do texto com todas as suas capacidades, estabelecendo um diálogo com o autor. O objetivo de tal leitura é atribuir sentidos ao texto para poder interpretá-lo. Dessa forma, parapenetrar racionalmente no texto supõe método, e cabe à escola a tarefa de induzir o aluno a utilizar a razão para entender e, posteriormente, interpretar o que lê.

Interação entre os níveis de leitura

Os níveis não existem isoladamente uma vez que a tendência é a leitura sensorial aparecer antes da emocional e esta antes da racional, que vem por último. A inter-relação entre os três níveis é...
tracking img