Leitura na educaçao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFÍCIOS E PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS

Gilmara de Jesus Fernandes

Capivari – São Paulo 2010

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI

CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFÍCIOS E PRÁTICAS SIGNIFICATIVASMonografia apresentada ao Curso de Pedagogia da FACECAP/CNEC Capivari/SP, para obtenção do título de padagogo, sob orientação do Prof. Ms. Carlos Eduardo de Oliveira Klebis.

Gilmara de Jesus Fernandes

Capivari – São Paulo 2010

Monografia ___/___/___,

defendida pela

e banca

aprovada

em

examinadora

constituída pelos professores:

____________________________________Orientador: Prof. Ms.Carlos Eduardo de O. Klebis

____________________________________ Avaliador: Prof.ª Rejane Armelin Stéfano

DEDICATÓRIA

A todos os professores que trabalham com educação infantil levando a magia das histórias, propiciando o desenvolvimento de seus alunos através do encantamento encontrado nos livros, a todos os pesquisadores e estudiosos que permanecem na busca de formasenvolventes e eficazes de se trabalhar a leitura com crianças, aos autores de livros infantis, que trazem essa “mágica”, fórmula de ensinar a criança e ajudá-la a se desenvolver, enfim, a todos que mesmo dentro de suas casas com seus filhos, netos, sobrinhas incentivam a leitura. A minha família e meus amigos.

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a DEUS, que me deu vida, força, sabedoria ecolocou em meu caminho pessoas especiais para me acompanhar e apoiar. Aos meus pais Gilma e José, grandes professores da arte de viver, que me ensinaram a não desistir dos meus objetivos e me mostraram que nunca é tarde demais. A meus filhos Caio e Breno José, presentes de Deus para minha vida, que foram a inspiração para a escolha do tema e que, com grande amor e compreensão entenderam minhaausência. Ao meu amado esposo Cyro, fiel companheiro, que esteve ao meu lado em todos os momentos, que acreditou em mim e me ajudou a conquistar mais esse objetivo. A todos os meus irmãos, Jô, Lá, Lú e Junior, grandes incentivadores, pelo apoio, cooperação e cumplicidade e de maneira especial a Jane e André por estarem literalmente sempre ao meu lado. Aos meus amigos Cristiane, Thânia, Regina, Juliana,Mariana, Cíntia e Samuel, com os quais muito aprendi sobre viver e que nesses três anos permaneceram sempre ao meu lado. A todos os meus professores de curso, de modo especial a professora Teresa, grande professora, por sempre me inspirar a ser e a fazer melhor, ao professor Carlos Eduardo, meu orientador, que compartilhou seu conhecimento, me orientando durante todo o processo de confecção dessetrabalho, as professoras Rita, Rejane e Ivanete, professoras comprometidas com o aprendizado de seus alunos e com a qualidade de suas aulas. Exemplos de professores a serem seguidos e admirados, que exercem a prática docente com amor e dedicação.

FERNANDES, Gilmara de J. Leitura na Educação Infantil. Benefícios e Práticas Significativas. Projeto de Pesquisa de Monografia de Conclusão de Curso.Curso de Pedagogia. Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, 2010.

RESUMO

Este estudo aponta para a importância da se trabalhar Literatura com as crianças, visando não somente o conhecimento e a aquisição da linguagem e da escrita, mas como um agente de formação, que possa contribuir com o seu desenvolvimento e auxiliar efetivamente na compreensão de mundo. Analisa o conceito deinfância construído através dos anos, para se compreender o papel da criança na sociedade atual, suas necessidades para a formulação do mundo que a cerca e como a Literatura Infantil pode contribuir para esse desenvolvimento. Busca direcionamentos para a prática de uma leitura significativa e construtiva, que além de conhecimentos e aprendizagens, proporciona também prazer. Pretende-se, neste...
tracking img