Leitura do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO PELA LEITURA DO TRABALHO

A IMPORTÂ NCIA DA LEITURA
Não basta ir ás aulas, preciso ler e, principalmente, ler bem. Quem não sabe ler não saber resumir, não saber tomar apontamentos e, finalmente, não saber estudar. Para elaborar trabalhos de pesquisa, necessário ir as fontes, aos autores, aos livros; preciso ler muito e, principalmente ler bem. O livro texto muito bom para prepara e dáaula, mas necessario procurar outras fontes mais amplas e especializadas sobre o tema.
A leitura amplia a visão do mundo, abrindo os horizontes do saber, disciplinando a mente e alargando a consciência. Preciso ler muito, ler bem. Necessário iniciar este trabalho com determinação e perseverar nele. Apenas a perseveram na leitura garantir os saltos de qualidade no processo de aprendizagem ecrescimento cultural.
COMO SELECIONAR O QUE LER
O titulo do livro e a primeira informação sobre seu contesto do, mas não deve ser o único critério para sua escolha. Devemos ver quem e o autor, ler a "orelha", o índice, editora, data de publicação, bibliografia, ler o prefacio ou alguma sinopse sobre a obra. Todo estudante deveria interessasse pela forma o de uma pequena biblioteca de obrasselecionadas; os livros são suas ferramentas de trabalho.
VELOCIDADE E EFICIÊNCIA DA LEITURA
Alguns lerem tão devagar que, ao final de um parágrafo, esqueceram o que leram e são obrigados a voltar ao inicio. A leitura veloz não prejudica a eficiência. Quem ler bem e depressa encontra tempo para ler e faz seu tempo render. A rapidez da leitura também depende do gênero. A leitura de um romance diferentede um manual de biologia, mas sempre que possível aumentar a velocidade sem prejudicar a compreensão.

COMODIDADE E HIGIENE NA LEITURA
Preferível ler em ambiente amplo, arejado, bem iluminado e silencioso. preferível ler sentado a ler em pé ou deitado. Importante ter um bom dicionário, lapis e bloco de papel para anota. Silencio interior e concentra o seus fundamentais. Quem não dispor deambiente ideal para leitura deve aprender a ler com velocidade e eficiência em um banco de jardim, sala de espera ou filas.
SUBLINHAR COM INTELIGÊNCIA
Sublinhar ajuda a colocar em destaque as ideias mestras, as palavras chave e os pormenores importantes. Sublinhar descobre o principal em cada paragrafo e o diferencia do que e necessario. O sublinhar com inteligência favorece o trabalho das revisõesimediatas, bem como as revisões globalizadoras. Sublinhar é uma técnica, com normas. Se estas normas não forem observadas, o sublinha mento atrapalhar mais do que ajudar .



A PROBLEMATICA DO CONHECIMENTO
A preocupação sobre o conhecimento não e novo,a tradição filosófica - designadamente Platão e Aristóteles – constitui um referencial presente no desenvolvimentode alguns dos tópicos. Isto não significa que se adopte uma perspectiva historicista, ou se pretenda apresentar uma história da epistemologia. Pelo contrário, adoptar-se-á um ponto de vista anti-historicista. A referência a autores e textos do passado é sempre motivada pela consciência da actualidade e mesmo perenidade de problemas e questões que desde a Antiguidade até aos nossos dias não podemdeixar de comparecer no horizonte filosófico. O que se procura é pensar com esses autores encontrando sintonias e afinidades com as suas questões, procurando compreender até que ponto um pensador de tempos passados pervive ainda nas interrogações constantes da filosofia. A reflexão sobre o pensamento dos seus predecessores constitui sempre para o filósofo um poderoso meio para encontrar luminosasalternativas para os problemas dos quais se ocupa, e o seu próprio horizonte só ganhará em amplitude e profundidade com essa reflexão. A atitude a adoptar será precisamente a de abrir um amplo diálogo, no qual comparece o passado como presente, e o presente se assume como reiteração de um discurso já encetado há muito, mas sempre vivo e em acção. Se lidamos assim com as tradições, é porque o que...
tracking img